JornalCana

Incêndio atinge 6 fazendas e destrói plantações de milho e cana em MT

Um incêndio atingiu nesta segunda-feira (8) seis fazendas na área rural do município de Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá, e destruiu lavouras de milho e cana na região. A cortina de fumaça chegou a assustar os moradores e motoristas que passavam pelo local. Segundo os proprietários rurais, o município não tem Corpo de Bombeiros e depende de uma cooperativa que desenvolveu um plano contra incêndios.

O fogo foi controlado no final da tarde desta segunda-feira, no entanto, chegou a destruir cerca de 2 mil hectares de plantação.

Segundo o servidor público, Pedro Gabriel Gomes Borges, que é morador daquele município, a quantidade de fumaça o impressionou. “Só de olhar o tamanho da fumaça, a gente já assusta”, disse. Quem também ficou assustado, foi o fazendeiro Márcio Ricardo Zanata. O fogo, segundo ele, chegou a 100 metros da propriedade dele. “Dá medo ver o fogo chegar tão perto da sua plantação, mas graças a Deus conseguimos controlar”, afirmou.

Por causa do fogo, o fluxo de veículos na BR-364, que passa na região, foi interrompido. Os motoristas foram orientados a fazer um contorno por uma estrada. A visibilidade na via, segundo os moradores, na hora do fogo era quase nula.

O sol forte aliado ao tempo seco e aos ventos constantes são a combinação perfeita para os incêndios. Segundo o Corpo de Bombeiros, somente em julho deste ano foram registrados mais de 1,5 mil focos de incêndio em todo Mato Grosso. O estado lidera o ranking de queimadas, com quase 8,4 mil casos registrados. Os casos de queimadas registrados de janeiro a junho deste anos já superaram em 40% os incêndios do ano passado.

Fonte: (G1)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram