JornalCana

Importação de açúcar pela China sobe 80% em setembro

As importações chinesas de açúcar em setembro subiram 80% sobre o mesmo mês do ano anterior, para 660 mil toneladas, mostraram dados da alfândega nesta quarta-feira (21), com as compras sendo incentivadas por preços mais interessantes no exterior.

As compras do maior importador de açúcar do mundo subiram 55,2% nos primeiros nove meses do ano, para 3,73 milhões de toneladas.

O Brasil, maior exportador global, embarcou 1,5 milhão de toneladas de açúcar para a China de janeiro a agosto, alta de 14% na comparação anual, segundo dados do governo brasileiro.

Com os preços do açúcar chineses apoiados por políticas de preços governamentais e restrições a importações, os importadores têm consistentemente obtido mais de 200 dólares por tonelada em compras externas do adoçante em boa parte deste ano.

Isso tem alimentado negócios antecipados, bem à frente da demanda real.

A China introduziu no ano passado um sistema de registro exigindo que compradores de açúcar sem cota obtenham autorização, em uma tentativa de proteger sua indústria.

Não há dados disponíveis sobre a quantidade de açúcar que entrou nas zonas francas até agora este ano, mas fontes comerciais acreditam que poderia haver até 800 mil toneladas.

Cerca de metade das chegadas de setembro pode acabar nos entrepostos aduaneiros, à medida que Pequim tenta limitar as importações em 2015 a 3,8 milhões de toneladas.

Fonte: (Reuters)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram