JornalCana

IMA interdita estoque de matéria-prima da GranBio após terceiro incêndio em dois meses

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) interditou, na última segunda-feira (4), o Centro de Distribuição de Palhas da empresa de biomassa GranBio, em São Miguel dos Campos, após o terceiro incêndio registrado no local em menos de três meses.

Os fiscais decidiram pela interdição após avaliarem os prejuízos ambientais provocados pelos seguidos incêndios. Antes, a empresa havia sido multada em R$ 570 mil por não conseguir evitar a propagação das chamas.

Na manhã desta segunda-feira, bombeiros civis tentavam controlar pequenos focos de fogo que tiveram início nesse domingo e faziam o resfriamento da biomassa. Na entrada do local era possível observar que havia bastante fumaça.

A principal hipótese para o incêndio é de que ele tenha sido decorrente da queimada de cana-de-açúcar na região.

O IMA informou que só será permitido o acesso de máquinas. “Não serão permitidas que palhas de cana sejam depositadas ou saiam do local até que tudo seja esclarecido”, explicou o técnico do Instituto Genival Pulcino da Silva.

No último domingo (3), a GranBio enviou nota, na qual informava que as chamas tiveram início na noite do último sábado (2), em uma das pilhas do Centro de Distribuição, em São Miguel dos Campos, e que ninguém se feriu.

O gerente de matérias primas da empresa, Sérgio Godoy, informou que a GranBio deixará de utilizar o espaço temporariamente e que não descarta nenhuma hipótese para o início das chamas: desde o clima seco até incêndio criminoso.

O primeiro incêndio a atingir à empresa GranBio foi registrado no dia 10 de novembro. O fogo atingiu de 10% a 15% da palha de cana que havia no local. Um novo incêndio foi registrado no dia 3 de dezembro.

Após fiscalização, o IMA constatou que, pelo menos, doze ações preventivas que poderiam evitar ou minimizar incêndios na área de estoque deixaram de ser tomadas pela empresa GranBio.

Fonte: (Gazeta de Alagoas)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram