JornalCana

II Simpósio Estadual de Agroenergia da Fiergs começa hoje (4)

A Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul) promove, a partir de hoje (4), às 9h30, o II Simpósio Estadual de Agroenergia e a II Reunião Técnica Anual de Agroenergia, que vão discutir a cadeia de biocombustíveis no Rio Grande do Sul, com foco em competitividade e sustentabilidade.

Os eventos, que serão realizados no salão de convenções da Fiergs, em Porto Alegre, até o dia 6 novembro, têm o apoio do IEL-RS (Núcleo Regional do Rio Grande do Sul), Embrapa, Emater e Fepagro. O objetivo é discutir os aspectos tecnológicos, industriais, mercadológicos e políticos relacionados aos biocombustíveis.

Na programação de palestras, o assessor de Tecnologia e Desenvolvimento da Dedini Indústrias de Base, Vadson Bastos do Carmo, vai falar sobre a tecnologia para obtenção de etanol. O representante da John Deere Brasil, Marco Ripolli, vai abordar a mecanização da lavoura canavieira.

O pesquisador da Embrapa, Gildo Almeida da Silva, mostrará as perspectivas para a produção do etanol lignocelulósico. A representante da Braskem, Leonora Novaes, vai falar sobre polímeros verdes, produzidos a partir do etanol de cana. Já a produção e o mercado de etanol será tema abordado pelo pesquisador do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira), Jaime Finguerut.

O simpósio terá participação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel. Os organizadores estimam a participação de 500 pessoas ligadas aos segmentos das cadeias produtivas de espécies oleaginosas e sacarídeas.

“Acreditamos que o desenvolvimento da agroenergia no Rio Grande do Sul deverá promover importante aumento de investimentos, empregos, renda e se constituir numa oportunidade para atender parte da crescente demanda regional por biocombustíveis e etanol”, disse Sérgio Delmar dos Anjos e Silva, da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas, RS.

Informações sobre inscrições e a programação completa dos eventos podem ser conferidas no site www.ielrs.org.br/agenda_iel.asp e pelos telefones (53) 3275-8147/8139 ou (53) 2125-3099.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram