JornalCana

II Seminário Nacional de “Produção de Carne Bovina de Qualidade” reúne 450 pecuaristas no MT

Cerca de 300 pecuaristas e técnicos participaram do II Seminário Nacional de “Produção de Carne Bovina de Qualidade”, iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e realização da Associação Brasileira do Novilho Precoce (ABNP), realizado no dia 15 de junho, em Rondonópolis (MT).

O evento também contou com a presença de Paulo Bilégo (Delegado Federal do MAPA), Luiz de Freitas (presidente da Associação dos Frigoríficos de Mato Grosso), Olavo Aguiar de Paiva Filho (presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis), Duílio Mayolino Filho (presidente do Sindicato Rural de Cuiabá).

Em Água Boa, também no Mato Grosso, outros 150 produtores interessados em discutir o mercado da carne bovina participaram do mesmo seminário, no dia 16 de junho, que teve a presença de Homero Alves Pereira (secretário de Desenvolvimento Rural do Estado do Mato Grosso), Luiz Fernando Massari (diretor da Associação Brasileira do Novilho Precoce de Mato Grosso) e Tarcísio Cardoso Tonhá (presidente do Sindicato Rural de Água Boa).

Durante as etapas do seminário em Rondonópolis e Água Boa, os pecuaristas acompanharam apresentações de Carlos Eduardo Rocha, que falou sobre transformar dificuldades em oportunidades; Luiz Venturi, responsável pelo tema gestão de solo, da água e das pastagens; Rodrigo de Almeida, que abordou a integração entre genética e nutrição no sistema de pastejo, e Albino Luchiari Filho, especialista que tratou sobre racionalização de bovinos de corte e bases biológicas para o planejamento.

“O momento é de união e organização. A realização do II Seminário Nacional Produção de Carne Bovina de Qualidade objetiva exatamente levar mais informações sobre a cadeia da carne bovina, seus desafios e tendências aos produtores de importantes centros de produção espalhados pelo País. Por que isso é importante? Porque o mundo está de olho na pecuária brasileira e precisamos cumprir a nossa parte e estar em condições de atender às exigências dos compradores externos e dos consumidores em geral. Há 15 dias, fui contatado por uma grande empresa européia interessada em comprar carne bovina do Brasil, mas diretamente dos produtores. Temos de nos organizar para que isso seja possível no menor espaço de tempo”, afirma Constantino Ajimasto Júnior, presidente da ABNP.

Esta é a segunda edição do Seminário Nacional de “Produção de Carne Bovina de Qualidade”, realizada no segundo semestre de 2003, reuniu mais de 3.500 pecuaristas – especialmente de pequeno e médio porte – em 14 apresentações feitas em 10 diferentes estados. Este ano serão 20 eventos de um dia, durante cinco meses – entre 02 de julho e 03 de dezembro de 2004 – em 20 municípios importantes para a pecuária em 11 diferentes estados. Até o momento, já foram realizadas quatro etapas (Uberlândia/MG, Dourados/MS, Rondonópolis e Água Boa/MT).

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram