JornalCana

IGP-M de 0,56% é o mais alto em cinco meses

A valorização do dólar e a disparada nos preços dos alimentos e dos metais no atacado levaram a segunda prévia de junho do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) a atingir o maior nível em cinco meses. O índice subiu 0,56%, ante 0,34% em maio.

Para a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a prévia do indicador – usado para calcular reajustes de preços de aluguel e de tarifa de energia elétrica – confirma as previsões de que o índice de junho pode fechar bem acima do de maio (0,38%).

O coordenador de Análises Econômicas da FGV, Salomão Quadros, comentou que o resultado foi bem parecido com o do IGP-10 de junho, anunciado na terça-feira, visto que os dois períodos de coleta de preços dos indicadores são praticamente iguais. Enquanto o IGP-10 vai do dia 11 de maio a 10 de junho, a segunda prévia abrange o período de 21 de maio a 10 de junho.

Mas a segunda prévia revelou um fato novo: o impacto, na inflação do atacado, da recente desvalorização do real. Com a influência do câmbio, os preços do atacado, de maior peso na formação do indicador, subiram 0,74%, ante alta de 0,38% na segunda prévia de maio.

“Vários produtos que sofrem influência do dólar estão com os preços em alta no atacado”, considerou Quadros. Entre os exemplos estão as elevações nos preços de benzeno (6,22%), celulose (2,67%) e cloreto de potássio (2,77%).

PREÇOS AGRÍCOLAS

Outro fator que ajudou a puxar para cima a inflação no atacado foi a continuidade das elevações nos preços dos produtos agrícolas (0,59%), principalmente das commodities, como soja (5,58%) e milho (4,22%).

Além disso, os preços dos metais também permanecem em elevação, com destaque para o cobre (30,95%). “Mas isso não deve continuar. Os preços dos metais no exterior, que estão elevando os preços no mercado doméstico, já estão caindo”, disse o economista.

O atacado não foi o único que influenciou a aceleração da taxa. Salomão Quadros comentou que os preços da construção civil subiram 1,81% na segunda prévia do IGP-M de junho, mais que o triplo da taxa de igual prévia em maio (0,53%). “Esse setor continua sofrendo o impacto dos reajustes nos preços de mão-de-obra em São Paulo”, explicou ele.

Na contramão do atacado e da construção civil, os preços do varejo caíram 0,38% na segunda prévia de junho, ante aumento de 0,18% em igual prévia em maio. Segundo a FGV, a atual elevação nos preços dos alimentos no atacado ainda não chegou ao varejo.O setor de alimentação registrou deflação (-1,76%) na segunda prévia de junho e ajudou a derrubar os preços para o consumidor.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram