JornalCana

Igaraçu do Tietê quer maior fatia de ICMS da cana

Um projeto de lei que tramita na Assembléia Legislativa de São Paulo pode beneficiar a cidade de Igaraçu do Tietê (71 quilômetros de Bauru) na arrecadação do Imposto Sobre Mercadoria e Serviços (ICMS). Para que o projeto seja aprovado, o vereador do PC do B João Paulo Capelazzo iniciou uma mobilização de lideranças da microrregião para formar uma força-tarefa.

De acordo com Capelazzo, a arrecadação da Estância Turística de Barra Bonita com o ICMS é de, aproximadamente, R$ 45 milhões, enquanto a arrecadação do mesmo imposto em Igaraçu é de apenas R$ 12 milhões. Geograficamente, o que separa Barra e Igaraçu é apenas o rio Tietê, porém a ponte Campos Salles interliga as cidades vizinhas.

O vereador explica que 40% da cana-de-açúcar moída nas usinas da microrregião, especialmente na usina da Barra, na Estância Turística de Barra Bonita, é produzida no município. “Toda a arrecadação do ICMS fica com Barra Bonita”, declara Capelazzo.

O projeto, de autoria do deputado estadual Baleia Rossi (PMDB), pretende mudar esse desequilíbrio entre os ganhos dos municípios vizinhos. “Pretendemos dividir essa arrecadação com os municípios que produzem o produto bruto”.

Capelazzo quer que as demais cidades produtoras de cana-de-açúcar se junte a Igaraçu para “brigar” pela divisão do imposto estadual. “Na nossa região tem Mineiros do Tietê, Areiópolis, Borebi e outros”. (Rita de Cássia Cornélio)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram