JornalCana

IEA: preços ao produtor caem 0,94% na 1º prévia de julho

Os preços recebidos pelos produtores rurais paulistas interromperam uma sequência de onze quadrissemanas consecutivas de alta e recuaram 0,94% na primeira quadrissemana de julho. Os dados foram divulgados hoje pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

Os produtos de origem vegetal (IqPR-V) recuaram 3,52%, enquanto que os produtos de origem animal (IqPR-A) subiram 5,45%.

A queda dos preços da cana-de-açúcar pressionou o indicador, pois quando o produto é excluído do cálculo o índice geral IqPR passa para o terreno positivo e sobe 0,38%. No caso dos produtos vegetais, a exclusão da cana acentua a queda para 4,44%. A cana é o principal produto do agronegócio paulista.

Segundo o IEA, produtos que registraram as maiores altas na primeira quadrissemana de julho foram carne suína (23,69%), feijão (16,72! %), carne de frango (13,03%), leite tipo C (8,35%) e tomate (6,63%). Os técnicos do IEA explicam que a alta de preços da carne suína “decorre da reabertura de alguns mercados no exterior e da superação das desconfianças do consumidor interno, face à recente epidemia mundial de gripe”.

No caso da alta de preços do feijão, os técnicos atribuem à redução da oferta, pois as baixas cotações do início do ano, “que sequer remunerava os custos de produção”, levaram muitos produtores a reduzir o plantio.

Os produtos que apresentaram as maiores quedas de preços na primeira quadrissemana de julho foram laranja para mesa (19,64%), batata (11,34%), arroz (7,43%), banana (6,53%) e café (4,15%). Os técnicos atribuem a queda dos preços da laranja de mesa ao “efeito safra”, associado ao tradicional menor consumo de sucos caseiros nos meses de inverno.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram