JornalCana

ICMS do álcool goiano agora é um dos menores do País

Goiás passa a ter a terceira menor alíquota de ICMS do álcool hidratado do País. O governador Alcides Rodrigues assinou hoje decreto reduzindo o imposto de 26% para 20%. Antes da medida, Goiás tinha, entre os estados produtores, a maior alíquota de ICMS do álcool. Agora fica atrás apenas de São Paulo (12%) e do Paraná (18%).

Para o governador Alcides Rodrigues, a redução vai estimular a instalação de novas indústrias no Estado. Hoje existem em Goiás 29 indústrias sucroalcooleiras em funcionamento. Vinte e uma delas já iniciaram a safra. As oito restantes começam no próximo mês. Outras seis indústrias serão instaladas até o final do ano. “A medida vai ampliar a oferta do álcool, o consumo vai aumentar e, em consequencia disto, haverá aumento da arrecadação”, afirmou ao descartar impacto negativo na receita da redução do imposto. Segundo o governador, o Estado tem ficado atento em relação à concessão de benefícios fiscais. “Temos zelo para que a arrecadação não diminua”.

Expectativas

O presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação e Álcool e de Açúcar (Sifaeg), André Rocha, espera que haja aumento no consumo do álcool. “Mas só a redução não garante isto”, disse. Para ele, medidas como esta aumentam a competitividade. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Goiás ( Sindiposto), Luiz Pucci, disse que o preço do litro do álcool vai cair para o consumidor já na semana que vem. Hoje o litro nos postos de combustíveis vale R$ 1,59. A expectativa é de que, já na semana que vem, passe a custar em torno de R$1,50.

Fonte: Agecom

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram