JornalCana

Ibovespa deverá crescer 28% em 2008, segundo a Firb

Até o final de 2008, o índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) deverá saltar para a marca de 81 mil pontos, um novo recorde que significará valorização de 28% em relação aos 63 mil pontos registrados no final de 2007.

A conclusão é da última rodada do estudo “Para onde vai o mercado”, realizado pela Firb – Financial Investor Relations Brasil para acompanhar as projeções de desempenho do mercado de ações. O estudo contempla o conjunto das principais projeções correntes. Baseia-se em mais de 500 relatórios de analistas de 24 instituições financeiras.

Foram computadas projeções de valorização de ações de 57 companhias abertas pertencentes a 16 setores da economia integrantes do índice Ibovespa. A projeção resulta da soma das variações esperadas de cada papel, ponderadas pela participação relativa dentro do índice.

Por esse critério, segundo o presidente da Firb, Arleu Anhalt, a projeção de aumento mais acentuado, em termos absolutos, desconsiderado o peso na participação do índice, é do setor sucroalcooleiro, com 58%.

Os outros setores que deverão contribuir para a elevação do Ibovespa são: holdings, com previsão de crescimento de 45,9%: varejo (42%); telecomunicações (39%); alimentos e bebidas (35%); mineração (28%); transporte (28%); finanças e seguros (27%); energia elétrica (26%); siderurgia e metalurgia (22%) e petroquímico e gás (14%).

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram