Mercado

IAC promove floração artificial da cana inédita no país

O Programa Cana do IAC – Instituto Agronômico de Campinas conquistou recentemente uma marca inédita no país com a indução da floração da cana em laboratório e em condições fotoperiódicas adversas, ou seja, não tão ideais. A flor da cana, essencial para o cruzamento da variedade, realizado na Câmara de Fotoperíodo do IAC, surgiu em duas variedades até o momento, na CTC 12 e a CTC 8, mas foram contabilizadas pelo IAC, 15 variedades entre IACs, RB, CTC SP e CO com a “folha bandeira” que podem emitir flor a qualquer momento.

“Essa condição em laboratório é inédita, pois até o momento em literatura brasileira não há notícias de cana-de-açúcar induzida à floração artificialmente no país. O cruzamento normalmente no Brasil é feito em condições naturais na região Nordeste. Isso abrirá uma enorme janela no melhoramento clássico da cana-de-açúcar com possibilidades de sincronizar a emissão da flor e cruzar variedades de interesse, o que não é possível naturalmente”, explica o pesquisador do IAC, Maximiliano Scarpari.

Segundo ele, a indução começou em setembro em uma condição não tão ideal, o que prova que a floração induzida é um sucesso. “Normalmente a indução começaria em janeiro com um fotoperíodo decrescente (o comprimento do dia menor), mas em setembro o comprimento do dia está aumentando e conseguimos ´enganar´ a cana e aplicar um fotoperíodo indutivo”, afirma.

Banner Revistas Mobile