JornalCana

IAC oferece curso de pós-graduação a distância

O IAC – Instituto Agronômico de Campinas, órgão da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, está oferecendo o curso de ´Especialização em Pedologia Aplicada´, sobre o estudo do solo, que será ministrado a distância pela internet.

O curso de pós-graduação será coordenado pelo pesquisador do IAC João Bertoldo de Oliveira. Ele tem 45 anos de atuação na área, 70 trabalhos e dois livros publicados sobre o assunto.

O objetivo é disponibilizar à engenheiros agrônomos, agrícolas, sanitaristas, civis, de meio ambiente, geólogos – entre outros profissionais – um curso dinâmico, ágil e que dê liberdade ao aluno para escolher seu horário de estudo. O acompanhamento será feito por pesquisadores altamente capacitados na área, para testar a evolução do aprendizado através de exercícios semanais. Esses exercícios vão abordar temas relacionados a pedologia, com explanações sobre diversos fatores como uso de mapas, elaboração de relatórios técnicos, diagnósticos de problemas de comportamento do solo, uso sustentável e a relação entre solos e paisagens.

Segundo João Bertoldo, o estudo do solo é fator preponderante, não só na agricultura, mas também naqueles projetos onde se utiliza o solo, seja como fundação para um prédio, ou como base para elaboração de projetos que visam a preservação ambiental. Desse modo, planejar o território em nível nacional, estadual e municipal é algo necessário para o bem-estar da população, seja ela rural ou urbana. Engenheiros de formações diversas e profissionais de áreas correlatas utilizam-se dos estudos com solo para definir suas ações na elaboração de estradas, aterros sanitários, cemitérios e cinturões verdes.

O curso será ministrado em 39 aulas teóricas, uma por semana, via internet. O acompanhamento será feito semanalmente pela equipe que compõe o corpo docente, formada pelos pesquisadores João Bertoldo de Oliveira, Ricardo Marques Coelho e João Roberto Ferreira Menk.

Os interessados deverão se cadastrar até o dia 31 de janeiro de 2004. É necessário que o candidato possua conexão com a internet. Mais informações podem ser obtidas no site: www.iac.sp.gov.br/PosDistancia/PGPA ou por telefone: (19) 3231-5422 r. 152 ou (19) 3241-5188 r. 302. Pessoalmente, na sede do IAC, localizado na rua Barão de Itapura, 1481, em Campinas (SP).

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram