Mercado

IAC lança quatro variedades de cana na quinta-feira

O Instituto Agronômico (IAC) fará o lançamento de quatro variedades de cana-de-açúcar na quinta-feira, 20 de outubro, às 9h, no Clube de Campo Vale do Sol, em Sertãozinho, SP. O evento contará com a presença do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira e representantes do setor sucroalcooleiro. As novas variedades – IACSP93-3046, IACSP94-2094, IACSP94-2101 e IACSP94-4004 – são indicadas para a colheita de meio e fim de safra, quando ocorrem 75% do total da produção, segundo o pesquisador Marcos Landell, diretor do Centro de Cana do IAC.

Indicadas para as condições edafoclimáticas do Centro-Sul do Brasil, as novas variedades foram desenvolvidas a partir de um trabalho realizado pelo Prograna Cana IAC, durante 13 anos. Houve experimentos nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná e Mato Grosso. Os interessados já poderão adquiri-las a partir de novembro, entrando em conta com o Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto, SP, pelo e-mail [email protected] ou pelos fones (16) 3621-1110 e 3919-5959.

As principais características das novas variedades, de acordo com o Instituto Agronômico, são as seguintes:

IACSP94-2094 – Rústica, pode ser cultivada em ambientes restritivos quanto à química do solo e disponibilidade hídrica. São indicadas para solos do cerrado e antigas áreas de pastagens, onde estão sendo instaladas novas unidades industriais do setor sucroalcooleiro.

IACSP94-2101 – Apresenta aumento de produtividade agrícola quando cultivada em ambientes superiores. O componente TCH (quantidade de produtividade de colmos) desta variedade tem uma forte interação com a disponibilidade de água no solo.

IACSP93-3046 – De fácil adaptação aos diversos ambientes de produção, pode ser cultivada em diferentes regiões produtoras de cana do Centro-Sul brasileiro.

IACSP94-4004 – É caracterizada, também, pela altíssima produtividade de colmos (TCH), principalmente na cana planta.

Banner Revistas Mobile