JornalCana

IAC comemora 20 anos do Grupo Fitotécnico de Cana-de-Açúcar

O Centro de Cana do Instituto Agronômico de Campinas de Ribeirão Preto comemorou no dia 10 de abril, os 20 anos do Grupo Fitotécnico de Cana-de-Açúcar. Participaram a secretária da agricultura do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi; o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Orlando Melo de Castro; o diretor-geral do IAC, Hamilton Humberto Ramos; o professor de Planejamento, Estratégia e Marketing da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Marcos Fava Neves e o médico psiquiatra, escritor e diretor da Academia de Inteligência, Augusto Jorge Cury. 

Durante o evento a secretária da agricultura, o diretor-geral do IAC e o diretor do Centro de Cana entregaram as obras de benfeitorias do Centro de Cana como uma guarita, ruas pavimentadas e novas instalações prediais. Além disso houve homenagens a membros do grupo Fitotécnico: Ailto Antônio Casagrande, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Jaboticabal, recebeu o prêmio “Nossa homenagem ao Professor”, Renato Ferreira da Rosa, recebeu o prêmio “Nossa homenagem ao Agrônomo e Companheiro”, e Marcos Guimarães de Andrade Landell, diretor do Centro de Cana do IAC e coordenador do Grupo Fitotécnico de Cana-de-Açúcar, recebeu uma homenagem especial pelo seu empenho ao grupo.

Mônika Bergamaschi destacou a importância do Grupo Fitotécnico de Cana-de-Açúcar de trabalhar em conjunto com universidade, usina e pesquisadores. “Estou muito feliz por estar aqui no ano em que a Secretaria da Agricultura comemora 120 anos, o IAC comemora 125 anos e o Grupo Fitotécnico de Cana-de-Açúcar 20 anos”, informou.

O Grupo Fitotécnico de Cana-de-Açúcar foi fundado, em 1992, durante um período de crise do setor sucroalcooleiro. “Nós passávamos por um momento de baixa perspectiva para o setor e resolvemos criar oportunidades para debates de ideias que nos permitisse compartilhar conhecimentos e soluções. Fomos assim expectadores ativos de muitas mudanças no setor. Penso que todos nós crescemos juntos e o Grupo Fitotécnico de Cana ganhou cada vez mais expressão e importância neste contexto contemporâneo da cultura da cana-de-açúcar”, disse o diretor do Centro de Cana do IAC, Marcos Landell. 

História

O grupo, formado por pesquisadores do IAC, universidades, outras instituições, e profissionais da iniciativa privada, iniciou suas atividades de maneira despretensiosa em uma mesa de bar. Porém, mesmo tendo esse ar de informalidade, o grupo nunca perdeu o foco de criar um fórum de debates que congregasse fitotecnistas de usinas, destilarias e cooperativas, assim como pesquisadores de universidades e instituições de pesquisa para debater temas de relevância para o setor sucroalcooleiro. Os encontros no bar duraram pouco e depois de um ano passaram a ocorrer no Centro de Cana, em Ribeirão Preto. Atualmente, os membros do grupo se reúnem sete vezes por ano, as pautas das reuniões são definidas com pouca antecedência, pois assim os encontros podem ser mais dinâmicos e discutir os problemas urgentes. “O resultado obtidos pelo Centro de Cana é reflexo de uma grande equipe que atua em coesão”, disse o diretor do Centro de Cana do IAC.

No total são, aproximadamente, 100 instituições e empresas que fazem parte do grupo. Representantes de outros Estados como Goiás, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, participam com boa frequência das reuniões. Embora o Grupo Fitotécnico de Cana-de-Açúcar não pertença ao IAC, pesquisadores da instituição das áreas de solo, fisiologia, clima, irrigação, engenharia e grãos já colaboraram com o grupo. O diretor do Centro de Cana do IAC destaca como principais temas tratados pelo grupo, ao longo desse período, a eliminação das queimadas nas lavouras, a implantação da cana crua, novas pragas, doenças, nutrição do solo, clima, mecanização, questões relacionadas à mão de obra dentre tantas outras.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram