JornalCana

HSBC vê produção de açúcar e etanol menor que esperado por Unica

A produção de etanol e de açúcar do centro-sul do Brasil deve ficar abaixo dos números previstos inicialmente pela indústria, com as chuvas intensas e atípicas no começo da safra 2012/13 afetando a qualidade da cana, apontou relatório de setembro do banco HSBC.

O HSBC estima a produção de açúcar em 32,1 milhões de toneladas, versus 33,1 milhões de toneladas previstas pela União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), em seu único relatório até o momento, de abril.

Para o etanol, o HSBC aponta uma produção de 20,8 bilhões de litros, contra 21,5 bilhões de litros estimados pela Unica.

“Não esperamos que os níveis de ATR [teor de açúcares recuperáveis] se recuperem para os níveis que a Unica estava esperando em abril, uma vez que estas perdas são em sua maior parte irreversíveis”, apontam os analistas Pedro Herrera, Diego T. Maia, Ravi Jain e Thilan Wickramasinghe em relatório ao mercado.

As previsões do HSBC foram divulgadas na semana em que a Unica anunciará a sua primeira revisão da projeção para a safra de cana e produção de etanol e açúcar no centro-sul do ciclo 2012/13. A estimativa será divulgada na quinta-feira.

“Por isso, acreditamos que as estimativas de produção de açúcar em 32,1 milhões de toneladas e de etanol em 20,8 bilhões de litros no ano fiscal 2013 são as projeções mais realistas”, acrescentaram.

Apesar de ver uma produção menor que a projetada inicialmente, o HSBC avalia que o volume de etanol e de açúcar ainda será maior do que o registrado na safra passada.

Na temporada passada, o centro-sul do Brasil, que responde por cerca de 90% da produção de cana do país, produziu 31,3 milhões de toneladas de açúcar e 20,5 bilhões de litros de etanol.

Os analistas ponderam também que, com um tempo mais seco nas últimas semanas, a maior parte das usinas deverá conseguir cumprir suas metas de moagem neste ano. Segundo eles, esta estimativa foi feita com base na evolução da colheita vista até o momento.

SUPERAVIT GLOBAL NESTE ANO

A estimativa do HSBC para o superávit global de açúcar neste ano é de um intervalo entre 4 e 5 milhões de toneladas, menor que a projeção anterior de 5,6 milhões de toneladas.

“A diferença se dá principalmente pelos números menores para a produção do Brasil ante as previsões atuais de mercado”, explicaram os analistas do banco.

O banco ressalta que, embora esteja confortável com as projeções da Unica para a moagem, uma vez que os trabalhos devem se estender até meados de dezembro para recompor perdas vistas em maio e junho, há riscos nas perspectivas para o ATR.

“Acreditamos que será difícil recuperar o teor de sacarose para 140 kg por tonelada até o final da colheita. Por isso, esperamos produção de 32 milhões de toneladas de açúcar neste ano”, disse o banco.

PRÓXIMA SAFRA

Apesar da ressalva de que ainda é cedo para avaliar a próxima safra (ciclo 2013/14), já que o clima terá peso importante, os analistas do HSBC afirmam que a expectativa de melhores condições climáticas e produtividade devem elevar a disponibilidade de cana para moagem.

Com base em um cenário de condições climáticas normais e produtividade acima de 80 toneladas de cana por hectare, o HSBC projeta a moagem da cana em 2013/14 (ano fiscal 2014) entre 540 milhões e 600 milhões de toneladas.

Os analistas ressaltam que diante da baixa capacidade ociosa para produzir açúcar, os volumes adicionais de cana deverão ser revertidos em 2013/14 para a produção de etanol, que poderá atingir entre 23 e 26 bilhões de litros, enquanto a produção de açúcar é prevista entre 34 milhões e 38 milhões de toneladas.

Diante disso, eles acreditam em uma predisposição do governo de elevar a mistura do etanol à gasolina dos atuais 20% para 25% a partir de março de 2013.

Em evento realizado na terça-feira, no Rio de Janeiro, o presidente interino da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, disse que a entidade está negociando com o governo federal a elevação da mistura a 25% no próximo ano.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram