JornalCana

HORA DA MANUTENÇÃO!

O período de entressafra nas usinas sucroenergéticas é caracterizado pelas atividades de manutenção que se estendem a todos os setores da indústria. A correta manutenção é fundamental para que a safra subsequente corra com tranquilidade, evitando-se as paradas não programadas por quebra ou deficiência operacional dos equipamentos.

Para se fazer a manutenção de entressafra, até recentemente, era comum a desmontagem de todos os equipamentos, colocando a usina praticamente “no chão”. Atualmente com o desenvolvimento e disponibilidade de sensores de diversos tipos, como temperatura e vibração, é possível se prever com grande precisão os equipamentos que necessitam serem desmontados para reparação. É a técnica da manutenção preventiva que, mais e mais, vem sendo adotada pelas indústrias, economizando tempo e mão de obra.

Assim, requerem desmontagem somente aqueles itens que necessariamente são substituídos a cada safra por desgaste normal. As bombas de processo são particularmente propensas a danos, principalmente no caldo misto, onde seus rotores estão sujeitos a condições agressivas de trabalho.

A matéria completa você acompanha na edição 239 do JornalCana.

img9524

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram