JornalCana

Honra ao Mérito exalta os 100 Anos da Imigração Japonesa

O MasterCana Brasil homenageia os 100 Anos da Imigração Japonesa com a escolha de três profissionais de grande importância para o setor sucroalcooleiro. Kosuke Arakaki, presidente do conselho administrativo do Grupo Arakaki; Onorio Kitayama, assessor da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar); e Pedro Isamu Mizutani, vice-presidente do Grupo Cosan, serão agraciados na cerimônia de premiação, dia 28 de outubro, em São Paulo, SP.

Os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao Porto de Santos, no litoral paulista, dia 18 de junho de 1908. A bordo do navio Kasato Maru, 165 famílias, grande parte formada por camponeses de regiões pobres do Norte e Sul do Japão, vieram para trabalhar nas fazendas de café do Oeste do Estado de São Paulo.

Nos primeiros dez anos da imigração, aproximadamente 15 mil japoneses aportaram no Brasil. Este número aumentou com o início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Pesquisas indicam que de 1918 até 1940, aproximadamente 160 mil japoneses vieram morar em terras brasileiras, a maior parte em São Paulo.

Atualmente, o Brasil é o país com a maior quantidade de japoneses fora do Japão. Organização, disciplina, trabalho, arte, costumes, língua, crenças e conhecimentos são marcas registradas de um povo que já está completamente integrado à cultura brasileira, contribuindo com o crescimento econômico e desenvolvimento cultural do País.

A lista completa dos laureados institucionais do MasterCana Brasil 2008 está disponível no site www.mastercana.com.br

A cerimônia de premiação do MasterCana Brasil 2008 é o evento de gala do Ethanol Day e contempla a VIII Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Álcool, que será realizada nos dias 27 e 28 de outubro, em São Paulo, SP.

Programação do MasterCana Brasil 2008

19h30 – Coquetel

21h – Cerimônia de Premiação

24h – Encerramento

Traje – Social Completo (Terno)

Local – Grand Hyatt São Paulo, avenida das Nações Unidas nº 13.301

Obs. O hotel oferece diárias com descontos para participantes do Prêmio MasterCana Brasil e Conferência Datagro.

Informações e Convite: Michelle Freitas

Telefone: (16) 3512-4300

Móvel: (16) 9128-7379

michelle@procana.com.br

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram