JornalCana

Hinove inaugura fábrica de fertilizantes em Rio Brilhante

Unidade ocupa área total de 100 mil metros quadrados

Localizada em Rio Brilhante MS), a unidade recém-inaugurada pode produzir 800 mil toneladas anuais de fertilizantes (Foto: Eureka Filmes/Divulgação)

Com a missão de desenvolver produtos e soluções de qualidade superior com base nas necessidades e características da agricultura tropical, foi inaugurada no último sábado (16), a nova fábrica de fertilizantes da Hinove Agrociência, no município de Rio Brilhante (MS).

Ocupando uma área total de 100 mil m2 e investimentos da ordem de R$ 25 milhões, a solenidade de inauguração contou com a presença do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, do prefeito da cidade, Donato Lopes da Silva e outras autoridades políticas regionais e lideranças setoriais do agronegócio.

A instalação tem capacidade anual para produzir 400 mil toneladas de fertilizantes líquidos e outras 400 mil toneladas de fertilizantes sólidos.

Linha de compostos

Com a entrada em operação da nova unidade, em Rio Brilhante, a Hinove reforça sua posição como uma das mais inovadoras indústrias do segmento de fertilizantes.

Oferece uma linha de compostos que atende a uma centena de formulações, garantindo soluções de alta tecnologia para o produtor agrícola brasileiro, de acordo com suas necessidades.

Grande parte da produção da nova unidade se destina às culturas da cana de açúcar, soja, milho, pastagens, reflorestamento e hortifruti.

E terão como mercado potencial um raio superior a 250 quilômetros no entorno da unidade fabril.

Ou seja, por estar estrategicamente localizada no coração do Brasil poderá atender os Estados vizinhos e até mesmo os países que fazem fronteira com MS, como Bolívia e Paraguai.

Momento promissor

Para o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, que também é produtor rural, a instalação da nova fábrica vem ao encontro de um momento promissor para a agricultura no Estado.

“Além de gerar empregos, utilizar mão de obra local e aumentar a renda, amplia ainda a oferta de produtos que nos últimos dois anos aumentou devido a expansão de quase 600 mil novos hectares que adentram à produção agrícola,  de produtores que estão migrando da pecuária e da pastagem degradada. Mais tecnologia disponível ao produtor. Uma matéria prima produzida localmente que vai aumentar a competitividade.  Isso é extremamente promissor. É um ganha ganha”, completou.

A nova fábrica se junta a uma considerável estrutura produtiva e comercial da Hinove.

Ela inclui, além da sede administrativa, localizada em Araraquara, interior paulista, uma unidade produtiva em Registro-SP.

Há ainda parcerias em diversas minas de fosfato em São Paulo e Mato Grosso do Sul, subsidiárias na Bolívia e Paraguai, assim como outras parcerias.

Não é a toa que uma das missões da Hinove é ser a melhor empresa de fertilizantes especiais do Brasil.

Uma empresa que desde 2011 traz formulações inovadoras com base nas necessidades e características da agricultura tropical.

O Ceo e fundador da Hinove, Renato Benatti, afirmou que a empresa  nasceu com este DNA, de ser uma empresa inovadora.

“Customizamos para os nossos maiores clientes. Atendemos clientes de 500 hectares a 1 milhão de hectares, principalmente do setor sucroenergético. Nossos produtos são dotados de muita tecnologia e aditivos especiais que são melhores aproveitados pelos solos e pelas plantas”, esclareceu Benatti.

Da esquerda para a direita: Renato Benatti, Fundador e CEO da Hinove, Roberto Martins, Fundador e Presidente do Conselho de Administração, Governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, Prefeito de Rio Brilhante, Donato Lopes da Silva, e Jaime Verruck, Secretário do Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO) (Foto: Divulgação)

O prefeito de Rio Brilhante, Donato Lopes da Silva, também fez questão de destacar a trajetória que começou em 2017.

“É uma alegria estar aqui na sede da Hinove no município, onde antes havia apenas o terreno. Graças à união de esforços do Governo do estado, através da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul), Prefeitura municipal e Hinove, hoje Rio Brilhante tem o mérito de possuir a única fábrica de fertilizantes líquidos do Estado”, enfatizou o Prefeito.

Paralelamente às parcerias no campo industrial, a Hinove também consolidou uma série de acordos com destacadas instituições acadêmicas para a realização de diversas pesquisas, visando se manter sempre na vanguarda das mais modernas técnicas de desenvolvimento de novos fertilizantes.

Entre esses parceiros estão: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), Instituto Agronômico de Campinas (IAC), USP – São Carlos, UNESP – Universidade Estadual Paulista – Campus de Jaboticabal e Nutrição de Plantas Ciência e Tecnologia Ltda (NPCT).

PERFIL DA HINOVE

Constituída em 2011, inicialmente para produzir micronutrientes para aplicação foliar, a Hinove Agrociência tem apresentado crescimento expressivo, tanto em termos da colocação no mercado de formulações inovadoras, quanto na conquista do mercado de fertilizantes especiais no Brasil.

Após o desenvolvimento e lançamentos das primeiras linhas de produtos, PLANTA CANA, COLHE CANA e HiPhós Fostatado, a empresa conseguiu, já em 2014, firmar contratos para o fornecimento de insumos para os principais produtores de etanol do país.

O resultado dessas ações e da boa aceitação dos produtos desenvolvidos e lançados no mercado já aparecem no ano seguinte, 2015, quando as vendas da Hinove registram uma expansão três vezes superior ao desempenho de 2014.

A partir de então, a evolução da companhia entra num ciclo de forte expansão, reforçada pela formação de parcerias com minas para alavancar a produção da linha HiPhós e o lançamento de cerca de 50 formulações personalizadas do COLHE CANA.

Em 2018 também foram assinados vários contratos de longo prazo para o fornecimento de uréia e outros insumos necessários para a produção de novas formulações.

Atualmente, a HINOVE conta com diversas linhas de produtos, sendoHiPhós Fosfatado, HiFluid (fertilizantes líquidos), NPK’s especiais sólidos, PLANTA CANA, COLHE CANA, Foliar e HUMOSFERT

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram