
A Cocal assinou uma carta de intenções com a Siemens e a agência alemã de cooperação internacional GIZ para produção de combustíveis sustentáveis de aviação através de rotas alternativas a partir de produtos da cana-de-açúcar, incluindo hidrogênio verde.
O projeto prevê o uso da energia cogerada a partir da queima do bagaço da cana para produzir hidrogênio verde.
Na etapa seguinte, o hidrogênio será então combinado com gás carbônico (CO2) biogênico proveniente da fermentação de etanol para produzir e-metanol — usado como combustível sustentável de navegação e na indústria química — e combustível de aviação sustentável (SAF), por meio do processo Methanol-to-Jet (MtJ).
Produção de Combustíveis Sustentáveis
Segundo a Cocal, o uso do metanol como etapa intermediária na síntese do combustível permite que os produtores mantenham flexibilidade e se beneficiem de uma maior variedade de matérias-primas, além de se adaptarem a mudanças na produção ou nas condições do mercado.
Atualmente, a Cocal já produz gás carbônico biogênico para a indústria de refrigerantes. Em sua planta de biometano, produzido a partir de resíduos da produção de etanol, a companhia purifica o gás e o processo de fermentação de etanol para extrair o CO2.
Expansão e Sustentabilidade
“Nosso objetivo é continuar expandindo nosso ecossistema de produtos verdes, por isso, estamos iniciando estudos sobre esta via do hidrogênio verde”, afirmou André Gustavo Silva, diretor comercial da Cocal, em nota.
A parceria pretende estabelecer um “modelo replicável” para a descarbonização das operações industriais entre outras empresas. Para isso, os agentes parceiros vão compartilhar resultados para apoiar a replicação de projetos semelhantes, com a produção de relatórios, eventos e iniciativas de capacitação.
O projeto faz parte do Programa Internacional de Expansão do Hidrogênio (H2Uppp) do Ministério de Economia e Energia da Alemanha (BMWE).