JornalCana

Hidratado sobe de preço mesmo sem reajuste oficial pela Petrobras

O litro do álcool combustível – hidratado – já custa até R$ 1,23 nas bombas dos postos de serviços de Ribeirão Preto – SP. O valor supera em mais de R$ 0,20 o preço anterior do litro antes do reajuste dos derivados de petróleo, à 0 hora do último dia 29 de dezembro.

Chama a atenção esse reajuste de preços porque, oficialmente, a Petrobras não autorizou nenhum tipo de aumento para o hidratado. Em comunicado oficial divulgado às 12h37 do último dia 27 de dezembro, a estatal anunciu os reajustes nos preços de seus produtos, inclui o álcool anidro – adicionado na ordem de 25% à gasolina – mas não menciona o hidratado, que é comercializado pelos produtores diretamente com as distribuidoras.

Leia a íntegra do comunicado da Petrobras:

“A Petrobras está informando a seus clientes, hoje, dia 27 de dezembro, reajustes nos preços de seus produtos conforme a tabela abaixo, a vigorar a partir de zero hora do dia 29 de dezembro de 2002 (Reajustes do preço de faturamento nas refinarias da Petrobras com CIDE e PIS/Cofins, sem ICMS – média Brasil):

Refinaria

GLP para botijão de 13 Kg (P-13)….7,7%

GLP industrial/comercial…………6,7%

Gasolina………………………12,8%

Óleo Diesel……………………11,3%

Óleo Combustível……………….14,4%

Consumidor – média Brasil (*)

GLP para botijão de 13 Kg (P-13)….4,9%

GLP industrial/comercial………… nd

Gasolina……………………….9,5%

Óleo Diesel…………………….9,5%

Óleo Combustível……………….. nd

(*) Na avaliação da Petrobras, o impacto ao consumidor, mantidas as atuais margens de distribuição e revenda e regras tributárias (já considerado o futuro reajuste dos preços de referência para efeitos de cálculo do ICMS), não excederia estes valores percentuais os quais estão sujeitos, entretanto, a variações para cima ou para baixo, sempre que a competição na distribuição e revenda levar a variações de margens nestes setores.

Para o Querosene de Aviação e Nafta Petroquímica, cujos reajustes ocorrem no dia 1º de cada mês, conforme contrato, os aumentos previstos são de 14,8% e 19,4%, respectivamente.

Estes reajustes são decorrentes das variações dos preços no mercado internacional e de fatores concorrenciais. A redução ocorrida no câmbio nas últimas semanas colaborou para amortecer os aumentos ocorridos nos preços dos produtos no mercado internacional, em função da redução acentuada de oferta na Venezuela.

Assessoria de Imprensa”

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram