JornalCana

Guarani certifica mais de 2 milhões de toneladas de cana

img4598

A Guarani acaba de obter a certificação Valore para aproximadamente 43 mil hectares de área própria plantada e de seus fornecedores, representando uma produção de 2,4 milhões de toneladas de cana. Dentre a área certificada, mais de 41 mil hectares pertencem à Guarani. O programa de certificação, criado pela Bayer CropScience, foi implementado como piloto no grupo há um ano e meio e também certificou quatro produtores agrícolas, fornecedores de cana-de-açúcar das unidades industriais Cruz Alta e Severínia.

“A certificação Valore demonstra o comprometimento do agricultor com o meio ambiente e confirma as boas práticas de manejo no canavial. É um fator de segurança aos produtores e uma forma de nos diferenciar e agregar valor a nosso produto”, afirma o produtor rural Ivan Antonio Aidar, que obteve a certificação. Rodrigo Vidotti Machado, que também teve a área auditada e certificada, comemora e enfatiza: “O Valore é a certeza que podemos produzir com sustentabilidade, respeitando o meio ambiente e o ser humano”.

“A certificação Valore é o reconhecimento das boas práticas em nossa cadeia de valor. Um diferencial importante para essa conquista foi o comprometimento e capacidade de ação de todos”, diz Jaime Stupiello, diretor Agrícola da Guarani.

Para André Brante, diretor de Negócios da Bayer CropScience para a região Centro, o esforço dos produtores e da Guarani foi essencial para o processo de certificação: “O programa de certificação Valore oferece à Guarani e aos seus fornecedores uma importante diferenciação que pode contribuir com o desenvolvimento sustentável de seus negócios. O empenho dos produtores durante estes meses demonstra o quanto eles valorizam o projeto. A certificação Bronze do Valore foi obtida com louvor, e nós da Bayer temos certeza de que a Guarani e seus fornecedores chegarão ao nível Ouro do programa muito em breve”.

Dividido nas categorias Bronze, Prata e Ouro, o objetivo do Valore é agregar valor à cadeia produtiva e assegurar diferenciação e a competitividade do produtor brasileiro, certificando a produção responsável da cana-de-açúcar. O processo de certificação é auditado pela TÜV Rheinland, empresa que é referência global em certificação e valida o cumprimento dos princípios básicos estabelecidos pelo Valore, com a adoção de boas práticas agrícolas, preocupação com o meio ambiente e com a segurança dos trabalhadores, além de atendimento rigoroso à legislação brasileira.

A entrega da certificação acontece no tradicional evento de encerramento da safra 2012 da Guarani, que vai reunir cerca de mil fornecedores de cana, em Barretos (SP) nesta sexta-feira (14). Além da própria da Guarani, os fornecedores participantes do programa também receberão o certificado.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram