JornalCana

Guaíra firma parceria com Embrapa

A Açucareira Guaíra e a Embrapa, por meio da Embrapa Meio Ambiente, de Jaguariúna (SP) e da Embrapa Transferência de Tecnologia de Campinas (SP), acabam de firmar um acordo para o desenvolvimento de pesquisas com cana-de-açúcar. Um dos pontos que mais chamou atenção dos pesquisadores da Embrapa foi o pioneirismo da Usina na adoção do sistema de plantio direto. Em 2011, dois projetos de pesquisa deverão ser instalados, um deles com manejo da palha e outro com rotação dos cultivos de cana-de-açúcar e oleaginosas.

Atualmente, a unidade já faz a rotação de cultura com a soja, por isso o interesse da Embrapa em descobrir os benefícios da técnica para o solo. No caso da palha, a Embrapa quer quantificar o volume que poderá ser retirado do campo para ser utilizado na cogeração.

Para Marcelo Ulian, gerente de Planejamento Agrícola da Guaíra, os fatores que mais despertaram o interesse do órgão foram as condições avançadas tecnológicas utilizadas na área agrícola, tanto em maquinário, quanto em pessoal qualificado. “Essa parceria é muito positiva para a Embrapa, e também para a Guaíra já que os dois sairão ganhando”, ressalta.

Segundo Pedro Abel, pesquisador do Escritório de Negócios de Campinas, o objetivo é gerar inovações que promovam o desenvolvimento sustentável do setor sucroenergético na região Centro-Sul. “O trabalho de identificação de demandas do segmento foi intensificada nos últimos dois anos e a parceria é um dos resultados”, frisa.

A parceria foi acertada no último dia 23, durante uma reunião entre Abel e os pesquisadores Ricardo Figueiredo, Nilza Patrícia Ramos, da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), e o presidente da Usina Guaíra, Eduardo Junqueira.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram