JornalCana

Guaíra automatiza linhas de passadas no plantio

Um sistema para geração automática de linhas de passadas para piloto automático em canaviais está sendo uma das grandes novidades da Agrishow 2013, em Ribeirão Preto (SP). Segundo sua idealizadora, a empresa Sisgraph, o SmartAgri, permite maior segurança e confiabilidade no plantio, pulverização ou colheita, uma vez que a utilização do piloto automático permite aumentar as linhas de plantio por hectare em relação ao método convencional. “O projeto é realizado no escritório e com base em um levantamento do terreno e das características dos equipamentos. Agora é possível ter uma visão espacial de toda a área do talhão antes de iniciar os

trabalhos, dispensando as gravações in loco com os tratores para gerar linhas mestres, o que gastava tempo e combustível, além de impossibilitar simulações que otimizassem o resultado, como é o caso hoje”, declara Alfredo Barbosa Neto, coordenador de Geotecnologia na Fazenda Rosário, da Usina Açucareira Guaíra.

Ele aponta entre os benefícios, a padronização das entidades geométricas, multiplicação em massa de linhas retas ou curvas, simulação de pontos críticos de curva, inteligência na suavização de curvas, validações dos limites dos ângulos nas curvas, plotagem de mapa de orientação do trabalho, além de acabamentos vetoriais nos limites dos talhões. “Com o SmartAgri já foram projetados mais de 1.000 hectares de áreas de plantio. Imagine o número de plantas adicionais que essa tecnologia possibilitará em todas as fazendas”, disse Alfredo. Outro ponto importante é que o SmartAgri permite armazenar o resultado em banco de dados geográfico, acabando com os arquivos em pastas na rede. O processo de melhoria no trabalho de geração automática de linhas de passadas está cada vez mais rápido. Agora temos tempo para a equipe de plantio analisar os projetos”, conclui.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram