Gestão Administrativa

Grupos franceses se unem para financiar projetos agrícolas na União Europeia

Grupos franceses se unem para financiar projetos agrícolas na União Europeia

105193395O grupo francês Sofiprotéol irá juntar-se ao fabricante de açúcar Tereos para lançar um fundo com o objetivo de incentivar a produção de alimento e projetos voltados para à sustentabilidade, relata Reuters.
A joint-venture “CapAgro Inovação” foi lançado oficialmente nesta terça-feira, dia 9 de setembro e veio a tornar-se a maior economia agrícola da União Europeia, com um capital de 37 milhões de euros (48 milhões de dólares).
Seus criadores esperam chegar a 60 milhões de euros até ao final do período de subscrição em 15 de abril de 2015, de acordo com o presidente-executivo da Sofiprotéol, Jean-Philippe Puig.
O fundo de investimento estatal BPIFrance, a Credit Agricole e a seguradora AG2R La Mondiale também fazem parte do CapAgro e as negociações tem aberto para a entrada de novos investidores.
“É cada vez mais difícil para as pequenas empresas conseguirem financiamento. E pela criação deste fundo, o risco é menor pois é compartilhado“, disse Puig, que também é presidente do conselho de supervisão da CapAgro, referindo-se às reformas bancárias.
A “CapAgro Inovação” terá uma vida útil de dez anos. Os investimentos variam entre 1 e 4 milhões de euros em empresas na França ou em outros países europeus e o fundo tem uma taxa interna de retorno de 12 a 13% ao ano.
Sofiprotéol teve vendas de sete bilhões de euros ano passado. É a maior fabricante de biodiesel da UE. A empresa ambém produz alimentação animal e carne. A Tereos, teve vendas estimadas em 4,7 bilhões de euros, é o quinto maior fabricante de açúcar do mundo, o primeiro fabricante de etanol da União Europeia e o terceiro maior fabricante de amido. Suas atividades referentes à cana-de-açúcar e ao amido são listadas em São Paulo através da sua sucursal Tereos Internacional.

Banner Revistas Mobile