JornalCana

Grupo Viralcool: aliando tradição com modernidade

Em 2023, unidade de Castilho ganhará uma planta para produção de biogás

Tradição e modernidade são conceitos que caminham juntos na história do Grupo Viralcool, que começou com a chegada ao Brasil, de Eugênio Toniello, o grande patriarca da família.  No longínquo século XIX, mais precisamente no ano de 1886, vindo da Itália, Eugênio desembarcou em terras brasileiras. Após instalar-se em Sertãozinho – SP, o jovem Toniello deu início à construção de um sonho, que hoje se consolida como uma das principais referências do setor sucroenergético do país.

Hoje, a empresa produz cana, açúcar, etanol, energia e levedura em três unidades produtoras, localizadas em Sertãozinho, Pitangueiras e Castilho, todas no estado de São Paulo. Alguns números da safra 21/22: Moagem Total: 5.938.000 toneladas; Etanol Hidratado: 156.170.000 litros; Etanol Anidro: 69.000.000 litros; Energia Produzida: 422.687 MW; Açúcar Total: 8.555.000 sacas e Levedura: 5.505 toneladas.

O grupo que na safra 20/21 processou 6.952.951 toneladas de cana em suas três unidades (Matriz Pitangueiras; Castilho e Sertãozinho) e obteve números recordes na produção de açúcar, com 10.496.699 sacas produzidas, deu início ainda em 2019 a uma mudança no seu processo diretivo, com a implementação da profissionalização da gestão, mas sem perder o DNA da família a frente dos negócios.

LEIA MAIS > 2021 mostrou mais uma vez a resiliência do setor bioenergético
Antônio Eduardo Tonielo Filho,

O diretor superintendente, Antônio Eduardo Tonielo Filho, destaca os constantes investimentos do grupo como forma de alavancar o crescimento. “Nosso setor tem uma dinâmica muito grande de capital, temos sempre que estar investindo. Agora, por exemplo, estamos investindo num programa de automação industrial, através da ferramenta S-PAA. Precisamos de constância de informações, uma maior frequência para se ter eficiência, através dos controles das operações, para ter um ganho na automação”, ressaltou.

O grupo também está investindo na geração de energia elétrica. Produto essencial dentro de uma usina, por ser sustentável e combater o déficit hídrico. “Até 2022 devemos exportar quase 450.000 MWh”, informou.

Planta de Biogás

Segundo Antônio Eduardo, em 2023 o grupo tem planos para instalação de uma planta de biogás, na unidade de Castilho. “Esse investimento já foi aprovado pelo conselho da usina e também estamos investindo na produção de bastante levedura. Com relação ao etanol de 2ª geração, acredito ser importante, mas ainda não está em nosso horizonte. Temos muito campo para aperfeiçoar e melhorar a eficiência do nosso etanol de primeira geração”, informou o diretor.

A busca por eficiência não se restringe a produção, mas também ao processo de gestão do grupo, que vem investindo na profissionalização dos seus dirigentes. Ricardo Toniello, diretor administrativo financeiro, disse que se trata de um processo de adaptação e melhoria contínua. “A cada semestre vamos melhorando um detalhe.  Em 2019, sob a orientação do José Pedro Tonielo e Antônio Eduardo Tonielo, nós que já estávamos trabalhando no grupo fomos orientados a formar um grupo para discutir uma nova governança corporativa”, contou.

LEIA MAIS > Archer Consulting prevê estabilidade no preço do açúcar na safra 22/23

Em 2020, ano da pandemia, a nova diretoria contratada deu início à sua gestão, com o corpo gerencial corporativo e gerentes por unidade, em um processo com a junção de toda família e aprovação das regras. “Foi positivo, com momentos de turbulência, mas passamos por isso, e hoje estamos trabalhando melhor com uma maneira diferenciada e avanços em diversos setores”, afirmou.

Segundo Ricardo, o Grupo tem um conselho muito atuante, com integrantes conhecedores do setor, o que tem trazido grandes benefícios para o crescimento da companhia. “Hoje, somos um dos maiores na produção de açúcar branco para exportação das usinas associadas à Copersucar”, elucidou.

Para a safra 22/23, o diretor agrícola, Valter Tonielo, acredita que os números da empresa devem melhorar. “A próxima safra ainda está precoce, mas a expectativa é de repetir a safra do ano passado com 4% a mais. Esse ano foi atípico, problemas de geada, seca entre outros e tivemos uma quebra em nossa produção mais alta do que a gente esperava”, frisou.

LEIA MAIS > Viralcool entra firme na era da Usina 4.0
Unidade Castilho

Valter destacou os investimentos em equipamentos e também no aumento de mais de 6% na área de plantio do grupo. “Investimos em colhedoras, trator, transbordo, fizemos aí um investimento bem forte para a próxima colheita. Estávamos com uma frota um pouco antiga, então conseguimos renovar a frota de caminhão, tratores, colhedoras e transbordo”, ressaltou, lembrando que toda frota conta com um sistema de monitoramento.

O diretor agrícola também enfatizou a importância do trabalho desenvolvido pela Brigada de Incêndio. “Esse serviço vem funcionando muito bem em nossas três unidades. Graças ao trabalho dessas equipes bem treinadas conseguimos reduzir o número de focos de incêndio”, reconheceu.

Viralcool entra firme na era da Usina 4.0

A Viralcool é reconhecida no mercado como um modelo de gestão familiar competente. Um trabalho sério que conquistou outros setores, multiplicou oportunidades e fortaleceu a economia das regiões nas quais a empresa atua.

Em plena expansão da produção, a companhia vem investindo forte no aumento da eficiência industrial e optou por implantar o software S-PAA de Otimização em Tempo Real (RTO) nas unidades Pitangueiras e Castilho, avançando na jornada de transformação digital de forma simultânea. O sistema está sendo implantado na versão Full, que envolve a parte da cogeração, utilidades e também processos.

A unidade de Pitangueiras é uma planta bastante eficiente e o S-PAA vai permitir capturar melhor essa eficiência e aproveitar as oportunidades do mercado, como maior flexibilidade no mix de produção e aumento na exportação de bioeletricidade, principalmente porque as estimativas de preços do MWh para o ano que vem continuam altas, assim como do bagaço.

Já na unidade de Castilho, está em implantação uma nova UTE com potência de 30MW para operação já no início da safra 22/23. O uso do S-PAA vai permitir a redução da curva de aprendizagem, trazer estabilidade de vapor ao processo e, conforme o cenário, exportar o máximo possível ou economizar bagaço para o momento mais oportuno.

LEIA MAIS > Menor consumo de etanol nos EUA por causa da Covid-19 motiva redução nos mandatos
Unidade Pitangueiras

“Neste momento de bons preços, tudo que pudermos capturar na eficiência industrial é considerado dinheiro direto no caixa da usina. Após acompanharmos os diversos cases bem-sucedidos do S-PAA, e com o apoio irrestrito da diretoria e das equipes industriais, optamos por implantar o software inicialmente nas unidades de Pitangueiras e de Castilho, seguros quanto aos benefícios proporcionados pela ferramenta, como maior eficiência energética, redução de perdas, estabilidade ao processo e crescimento à equipe”, afirma Nadir Nascimento Júnior, gerente industrial corporativo da Viralcool.

“Somos pautados pela eficiência em todas as áreas, pois quem não é eficiente na produção não sobrevive”, afirma Ricardo Tonielo, diretor administrativo financeiro do grupo, ao justificar a implantação do S-PAA nas duas unidades do grupo.

“É o curso natural, têm operações que o ser humano não consegue fazer, esse é o caminho. Implantar inteligência artificial na gestão e na operação das duas unidades, é a cereja do bolo. Observamos os resultados obtidos em diversas usinas que já possuem esta ferramenta e esperamos capturar ganhos significativos com o projeto”, acredita Ricardo.

José Miguel de Azevedo, Josias Messias e Jucelino Rodrigues

Sensibilidade social

A diretora de Recursos Humanos, Cláudia Tonielo, destacou o trabalho desenvolvido pela usina, no entorno das comunidades onde suas unidades estão instaladas. “Além do investimento em capacitação e treinamento dos nossos mais de 4.500 colaboradores, não podemos abrir mão de projetos que envolvam a comunidade”, disse.

Desde o início da pandemia da covid-19, o Grupo Viralcool tem se mantido presente e solidário junto às comunidades onde atua. Ao todo, já foram doados aproximadamente 50 mil litros de álcool 70% às prefeituras e entidades sociais. Além de viabilizar cilindros para a Santa Casa de Pitangueiras – SP armazenar oxigênio. Ações como essas tem como objetivo amenizar as dificuldades enfrentadas em tempos de pandemia.

“O Grupo Viralcool está sensível aos problemas das comunidades do entorno de suas unidades e, entre outras ações, visa contribuir para superação dos efeitos terríveis dessa pandemia”, afirmou Claudia.

LEIA MAIS > Frio intenso reduz produção de açúcar na China
Cláudia Tonielo

De acordo com a diretora, o grupo também promoveu a entrega de mais de 10 mil cestas básicas. A companhia também investe na educação através de programas como: Atleta do Futuro em parceria com o Sesi; Jovem Aprendiz e Jovem Agricultor do Futuro.

No plano interno os cuidados do grupo também são expressivos, através de diversos programas e projetos de Desenvolvimento Humano e Organizacional- DHO, que valorizam e estimulam a ascensão profissional através de cursos de capacitação, treinamento e formação de novas lideranças, como: Programa de Cargos e Salários, Programa de Participação em Resultados, Programa de Avaliação de Desempenho, Programa de Desenvolvimento de Lideranças, Programa Especial de Demissão, além de diversos benefícios que são oferecidos aos colaboradores e extensivo aos familiares.

Empresário do ano

Para Antônio Eduardo Tonielo, presidente do Conselho de Administração do Grupo, os resultados alcançados refletem não apenas os investimentos na planta industrial, mas, principalmente, o trabalho em equipe, e a valorização e treinamentos das pessoas.

LEIA MAIS > Governo contrata 4,6 GW de potência em leilão de reserva de energia
Antônio Eduardo Tonielo

“O empresário administra e quem faz acontecer é o colaborador. O Grupo Toniello mudou a gestão e eu sou presidente do Conselho. Fizemos essa mudança numa hora certa, numa hora boa, e num mundo globalizado, pois uma andorinha só não faz verão. Trabalhei bastante para que o grupo se unisse e felizmente está dando certo”, disse Tonielo, que recentemente, no mês de novembro, foi eleito como Empresário do Ano no MasterCana Centro-Sul.

Desde a origem do grupo em 1886, com a chegada de Eugênio Toniello, ele foi progredindo com o filho Eduardo, avô e pai de Renato, respectivamente, até os filhos darem continuidade ao legado, criando a Destilaria Santa Inês, em 1968 e a Usina Viralcool, em 1984 e a Unidade Castilho, em 2006. O Grupo ainda possui revendedoras de automóveis e caminhões em diversas cidades do Estado de São Paulo.

Esta é a matéria de capa da edição de dezembro do JornalCana. Para ler, clique AQUI!

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram