Mercado

Grupo USJ construirá terceira unidade em Cachoeira Dourada

O Grupo USJ Açúcar e Álcool – proprietário das usinas São João, de Araras, SP, e São Francisco, de Quirinópolis, GO -, vai construir a sua terceira unidade no município de Cachoeira Dourada, em Goiás. O grupo já iniciou o plantio de cana e entrou com pedido de licença ambiental para a instalação da usina que deverá iniciar as atividades em 2009, com a produção de álcool e a moagem de 1,5 a 2 milhões de toneladas de cana. Segundo o gerente industrial corporativo, José Ieda Neto, a unidade está sendo projetada para moer 4,5 milhões de toneladas, o que deverá ocorrer em 2011.

Após o processamento do total de cana previsto, haverá o início da produção de açúcar. A Usina Cachoeira Dourada – como será denominada – vai também cogerar energia. A planta industrial utilizará tecnologia de ponta, seguindo a mesma concepção moderna e avançada adotada na São Francisco. “A unidade será 100% automatizada e terá difusor, caldeira de alta pressão, gerador de alta eficiência.”, informa José Ieda.

Com a implantação desse projeto, o Grupo USJ passará a moer mais de 12 milhões de toneladas de cana em 2011, sendo 9 milhões somente no Estado de Goiás. Além da moagem da Cachoeira Dourada, a unidade de Quirinópolis processará outros 4,5 milhões até 2009. A São Francisco, que operou em caráter experimental no ano passado, vai moer 1,7 milhão de toneladas na safra 2007/08. Para o próximo ano, a previsão é o esmagamento de 3,8 a 4 milhões. A Usina São João – fundada em 1944 – tem uma produção estabilizada em torno de 3,2 milhões de toneladas de cana.

Com a instalação da terceira unidade em Cachoeira Dourada – que fica a 70 quilômetros de Quirinópolis -, Goiás tornou-se estratégico para o crescimento do Grupo USJ, que centralizará as suas ações nesse Estado e em São Paulo. “Goiás tem terra fértil, com topografia plana, ciclo definido de chuvas e logística razoável”, observa o gerente industrial.

Banner Revistas Mobile