Usinas

Grupo reduz dependência de fertilizantes químicos nos canaviais

Companhia amplia uso de subprodutos do processamento da cana para finalidades nutricionais das plantas

Grupo reduz dependência de fertilizantes químicos nos canaviais

A alta no preço dos fertilizantes, agravada com a escassez em razão da guerra na Ucrânia, se tornou um grande desafio para o agronegócio. Ao mesmo tempo, porém, acelerou a busca por alternativas mais sustentáveis.

Desde sua formação em dezembro de 2019, a BP Bunge Bioenergia adota práticas e soluções de gestão do campo que, além de melhorar a produtividade e a qualidade da cana-de-açúcar, têm contribuído para reduzir a dependência externa do adubo químico.

E é com foco em aproveitar e preencher toda capacidade produtiva de seus canaviais que a empresa tem investimentos consistentes em vinhaça, subproduto do processamento da cana-de-açúcar.

LEIA MAIS > Brasil pode responder por até 20% do mercado mundial de carbono

Rico em cloreto de potássio, o uso desse resíduo na forma de aspersão ou aplicação localizada já está presente em 65% dos 300 mil hectares próprios. Na safra atual, a expectativa é de que 80% das lavouras recebam o composto líquido e, até 2025%, esteja presente em 95% dos canaviais.

“A vinhaça, utilizada como adubo organomineral, é parte estratégica do planejamento agrícola devido à sustentabilidade do produto, ganho em produtividade e menor custo”, diz Rogério Bremm, diretor Agrícola da BP Bunge Bioenergia. “Com a substituição do adubo químico, aumentamos a produtividade entre 3 e 10 toneladas por hectare, prolongamos a longevidade dos canaviais por dois anos e reduzimos em até 80% a quantidade de cloreto de potássio que adquirimos no mercado”.

Em outra frente, está a troca de fertilizantes fosfatados por meio da compostagem da torta de filtro (proveniente da filtração do caldo da cana) e das cinzas do bagaço (resultado da queima para geração de bioenergia), aplicada em 30% da área de plantio. A empresa estuda formas para racionalizar ao máximo essas fontes orgânicas, produzindo adubos organominerais a partir desses rejeitos.

LEIA MAIS > O que fazer para inserir os princípios do conceito ESG no dia a dia da empresa?

Além das alternativas com base nos subprodutos retirados do processo industrial, a BP Bunge Bioenergia também está ampliando o uso de biofertilizantes. Um dos exemplos é o bioestimulante do tipo biofertilizante Azospirillum brasilense, bactéria que acelera o desenvolvimento da cana e que, além de aumentar o TCH (toneladas de açúcar por hectare), auxilia na economia de custos com fertilizantes nitrogenados.

“A cana é uma cultura fantástica e com grande potencial de uso sustentável, principalmente a partir de seus subprodutos”, ressalta Rogério Bremm. “A escala de preços dos adubos químicos nos incentiva a nos movimentarmos mais rápido, não só para reduzir custos financeiros, mas também seguir nosso propósito por uma operação cada vez mais limpa e sustentável”.

Banner Revistas Mobile