JornalCana

Grupo paranaense investe em nova usina

Estimulado pela crescente demanda por álcool no mercado internacional, o grupo Santa Terezinha, de Maringá (PR), está construindo sua quinta unidade de produção no Estado do Paraná.

Localizada em Terra Rica, a nova usina deverá produzir somente álcool em seus primeiros anos de operação. Segundo Paulo Meneguetti, diretor administrativo do grupo, a nova unidade entra em operação na safra 2006/07 e deverá moer 800 mil toneladas em seu primeiro ano de operação.

O executivo disse que a intenção do grupo é construir, no médio prazo, uma fábrica de açúcar. A prioridade, contudo, é a produção de álcool. “Toda a produção de álcool da nova unidade será para exportação”, acrescentou.

Com quatro unidades produtoras no Estado, o grupo Santa Terezinha é considerado uma das maiores companhias sucroalcooleiras do Paraná.

Na safra 2004/05, as quatro usinas do grupo processaram juntas 6,4 milhões de toneladas de cana. A expectativa é de que a produção aumente em mais 500 mil toneladas nesta próxima colheita, a partir de maio. Segundo Meneguetti, as chuvas estão beneficiando o desenvolvimento dos canaviais. A produção de açúcar ficou em 690 mil toneladas e a de álcool em 130 milhões de litros.

Com a nova unidade, as 800 mil toneladas de cana deverão produzir cerca de 70 milhões de litros de álcool.

Segundo Meneguetti, o perfil do grupo é exportador. Nesta atual safra, 98% da produção de açúcar foi destinada ao mercado externo. No álcool, os volumes de exportação representaram 40% do total.

O Estado do Paraná tem recebido incentivos do governo para incrementar o setor sucroalcooleiro. De acordo com o boletim da Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), o setor privado e o governo deverão investir cerca de R$ 2 bilhões na expansão da área plantada, de 360 mil hectares para quase 500 mil hectares.

Há 27 usinas de açúcar e álcool no Estado, com uma produção estimada em 29 milhões de toneladas de cana nesta safra, a 2004/05, segundo dados da Associação dos Produtores de Açúcar e Álcool do Paraná (Alcopar).

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram