O Grupo Moreno anunciou a antecipação de pagamento aos credores para esta quinta-feira, dia 6 de janeiro. O grupo, que se encontra em recuperação judicial desde 2019, obteve financiamento junto a investidores, o que permitiu o pagamento dos credores e a saída da recuperação judicial de forma antecipada.
O plano de recuperação da empresa previa o pagamento de 1 bilhão de reais aos credores no prazo de até 3 anos.
De acordo com a companhia, o bom resultado da safra 2021/22 e o sucesso no financiamento possibilitaram a antecipação desse pagamento aos credores.
Para atingir a cifra de 1 bilhão, a empresa utilizou cerca de 40% desse valor de recursos próprios, financiou outros 40% junto ao mercado financeiro, e os 20% restantes vieram de antecipação de exportações via trading.
Essa bem-sucedida conjunção de esforços permitiu a quitação de quase 100% dos créditos da empresa, incluindo créditos excluídos da recuperação judicial, mas que aderiram às formas de pagamento convencionadas no plano de recuperação do Grupo, homologado na justiça há cerca de um ano atrás.
LEIA MAIS > Por que a Toyota aposta na eletrificação combinada com etanol
É uma das primeiras vezes que se vê no Brasil um “exit financing”, bastante utilizado nos Estados Unidos, que permitirá à companhia pagar os credores, refinanciar parte de sua dívida e sair da recuperação judicial de forma antecipada.
A partir de agora o Grupo Moreno inicia um novo ciclo baseando-se em sua nova missão, visão e valores na busca da sua consolidação e o reposicionamento de sua marca.
“O Grupo Moreno agradece a todos os credores a cooperação durante a recuperação judicial e reforça seu compromisso em manter todos informados dos desdobramentos relativos ao cumprimento do Plano de Recuperação”, afirma em nota enviada ao JornalCana.