JornalCana

Grupo Maeda anuncia sua entrada no setor sucroalcooleiro

O grupo Maeda, um dos maiores produtores de algodão do país, anunciou que vai investir em uma usina de açúcar e álcool. Em comunicado oficial, o grupo informou que está criando a Tropical Bio Energia S.A., em parceriacom a usina MB, de São Paulo, joint venture entre a Vale do Rosário e a Santa Elisa.

A nova usina será construída em Edéia, no sudoeste de Goiás, para a produção de açúcar e álcool nos mercados interno e externo, além de co-geração de energia.

Na primeira etapa do investimento, a usina deverá processar 1,3 milhão de toneladas de cana a partir de 2008. A capacidade total será de 2,5 milhões de toneladas em 2010. Na segunda fase do investimento, a usina produzirá 5 milhões de toneladas.

O investimento será de R$ 200 milhões, dos quais 80% financiados e 20% com recursos próprios. O Rabobank foi o banco escolhido para liderar as operações de financiamentos, que irão incluir linhas do BNDES, e operações de Pré-pagamento de exportações. A operação poderá ser sindicalizada entre outros bancos.

A Tropical BioEnergia irá plantar cana de açúcar em 15.000 hectares de terras que o Grupo Maeda possui no sudoeste goiano, além de fomentar a produção de cana em outras propriedades rurais da região, que possuem terras férteis, clima privilegiado e águas em abundância por estarem localizadas num delta formado por dois rios: Rio Turvo e dos Bois.

Na primeira fase, a Tropical irá gerar 1900 empregos.

Segundo o grupo Maeda, “a entrada num setor extremamente promissor dentro do agronegócio, ao produzir energia limpa e renovável, significa a diversificação de seus negócios, sem contudo perder o foco no Agronegócio do Algodão”.

Um dos maiores produtores de algodão do país, o grupo prevê para a safra 2006/07 ampliar a sua produção de algodão em 30% nos estados da Bahia, Mato Grosso e Goiás.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram