JornalCana

Grupo Japungu compra usina em Goiás

O Grupo Japungu, de origem paraibana, fechou a compra de 80% da usina Cooper-Rubi, de Goiás, controlada por cooperativas da região. É a segunda aquisição da família Cavalcante Mello no Estado. O valor do negócio não foi divulgado.

Em setembro de 2001, o grupo chegou em Goiás com a compra da usina CRV, com um desembolso de R$ 40 milhões. A Cooper-rubi fica a 26 quilômetros da outra usina do grupo, o que dará maior sinergia aos negócios da Japungu.

Para Paulo Cavalcante Mello, sócio-presidente do grupo, a consolidação da Japungu em Goiás significa também criar um canal da empresa para servir de distribuição para o Nordeste quando a região estiver na entressafra.

As duas usinas de Goiás somam 8,5 mil hectares de área, diz o executivo. A nova unidade adquirida servirá para produzir mais açúcar, enquanto a CRV será uma base mais alcooleira.

“As terras de Goiás são mecanizáveis|”, afirma o executivo. Mello garante que vai investir em 20 mil hectares de cana plantada nos próximos anos nas duas usinas.

Goiás tem cerca de 10 usinas, a maioria controlada por empresários paulistas e nordestinos, como o grupo Farias. Os investimentos na região começaram na década de 90, após a descentralização do setor das mãos do governo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram