JornalCana

Grupo J. Pessoa compra usina Alcoazul

O empresário José Pessoa de Queiroz Bisneto acaba de fechar um grande negócio: a compra da usina Alcoazul, instalada em Araçatuba (interior de São Paulo). Com a nova aquisição, o Grupo J. Pessoa passa a comandar oito usinas sucroalcooleiras. O valor do negócio foi estimado pelo mercado em R$ 70 milhões.

Segundo Pessoa, o grupo adquiriu 46,5% de participação da usina. O restante está pulverizado entre os acionistas. A compra da Alcoazul – localizada próxima à usina Benálcool – vai criar sinergia para o grupo J. Pessoa. “Vamos utilizar a capacidade instalada da nova usina para processar matéria-prima da Benálcool, de Bento de Abreu (SP), que registrou este ano excesso de produção”, diz o empresário.

A produção agrícola da Benálcool atingiu 1,3 milhão de toneladas de cana-de-açúcar. Do total, 100 mil toneladas de cana foram negociadas para usinas de terceiros.

Pessoa diz que não vai incorporar a administração da usina recém-adquirida ao grupo no primeiro momento. Segundo ele, a administração da Alcoazul será separada das demais usinas do grupo para que o empresário possa comparar o desempenho de cada empresa.

Um dos maiores grupos do País, Pessoa tem sete usinas de açúcar e álcool: uma em Sergipe (Seragro), uma em Minas Gerais (Santana), duas em Mato Grosso do Sul (Santa Olinda e Debrasa), uma no Rio de Janeiro (Santa Cruz), e outras duas em São Paulo (Benálcool e Sanagro).

A companhia deve encerrar a safra com 7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar processadas, com uma produção de 5 milhões de sacas de açúcar.

Desde 2000 o empresário tem investido em aquisições. Neste ano, fechou a compra da usina Santa Cruz, instalada em Campos (RJ), pertencente à família inglesa Preityman. O Rio de Janeiro é o segundo maior mercado consumidor do País, atrás de São Paulo, o que tornou o negócio atraente ao grupo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram