JornalCana

Grupo Ipiranga constrói nova destilaria

O grupo empresarial do setor sucroalcooleiro Ipiranga, com duas usinas no interior paulista, investe R$ 100 milhões em uma nova destilaria de álcool, localizada no município de Iacanga, na região de Bauru (SP). Sociedade entre membros das famílias Titoto e Cunali, o grupo possui duas usinas: a Ipiranga I, em Descalvado, que processará 1,2 milhão de toneladas nesta safra, e a Ipiranga II (antiga Usina Santo Alexandre), de Mococa, com previsão de moer 1,4 milhão de toneladas de cana.

O módulo inicial da nova unidade, a Usina Iacanga, tem capacidade para processar 1,5 milhão de toneladas, o que aumentará em 53,6% a produção do grupo. Mas a nova usina começará a operar por etapas, a partir de 2007, com o processamento de 450 mil toneladas de cana-de-açúcar. “Inicialmente, produziremos apenas álcool, com cana de terras arrendadas e de fornecedores”, informa Eduardo Cunali de Felippe, sócio do grupo.

Ex-executivo da John Deere, Cunali é hoje concessionário do gigante de máquinas agrícolas, com lojas em Casa Branca (SP), Passos (MG) e Varginha (MG). Segundo ele, o Grupo Ipiranga, do qual é acionista, acaba de investir R$ 5,1 milhões na aquisição de seis colhedoras de cana do novo modelo John Deere 3510 e uma plantadora mecanizada de cana picada SMI 10000, também da John Deere, a serem lançadas na Agrishow, que acontece de 15 a 20 de maio em Ribeirão Preto.

Antes da aquisição das novas máquinas, o Grupo Ipiranga, assim como a Vale do Rosário, de Morro Agudo -SP, e a Usina Santa Adélia, de Jaboticabal-SP, comprou uma colhedora “pré-produção”, ou seja, quase um protótipo, que foi operado na safra passada. “As máquinas, que trabalharam mil horas colhendo 50 toneladas por hora, em média, voltaram para a fábrica da John Deere em Catalão (GO), foram totalmente desmontadas e receberam mais de 30 melhorias”, conta Cunali.

Cunali diz que não tem do que reclamar da atividade canavieira. “É ela que está sendo a salvação das concessionárias em todo o Centro-Sul”, diz.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram