JornalCana

Grupo francês Tereos terá sede no Brasil

O grupo francês Tereos, controlador da Açúcar Guarani, um dos maiores produtores de açúcar e álcool do Brasil, informou na noite de domingo à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) que a companhia vai criar a Tereos Internacional. Essa nova empresa vai deter os ativos de cana e de cereal, que se localizam na Europa, Brasil e África. A empresa cria, desta forma, uma plataforma para ser líder em bionergia, açúcar e amido.

Com essa reestruturação, a Tereos Internacional passa a deter 100% das ações da companhia e de uma holding europeia, controlando os ativos agrícolas, com exceção da produção de beterraba da França.

A Tereos Internacional terá sua sede em São Paulo e será presidida pelo executivo André Trucy, ex-diretor geral da Rhodia no Brasil, e ex-diretor presidente da Roquette, uma empresa europeia produtora de amido.

Após a aprovação, pelos acionistas da Guarani da incorporação das ações da Guarani pela Tereos Internacional (pela qual a Guarani se tornará subsidiária integral), a Tereos Internacional vai pedir registro de companhia aberta no Brasil. A companhia também vai realizar listagem na NYSE Euronext em Paris.

Com vendas em mais de 100 países, a Tereos Internacional alavancará sua ampla presença geográfica para atender clientes globais nos setores de alimentos e bebidas, energia, nutrição animal, farmacêutico e outros, na medida em que ocorrer a sua expansão global.

A companhia recém-formada já nasce com receita líquida de US$2,5 bilhões pro forma em 2009 e US$ 366 milhões de EBITDA pro forma. Também será criado um conselho de administração com 12 membros, dos quais 8 representantes do grupo Tereos e outros 4 membros, sendo que 3 serão membros independentes.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram