JornalCana

Grupo francês investe em unidade de produção de biodiesel

Na próxima quinta-feira (28), o governador Paulo Souto e o presidente do grupo francês Dagris, Gilles Didier, assinam protocolo de intenções para a implantação na Bahia de uma unidade de processamento de óleos vegetais e outra de produção de biodiesel. O documento será firmado na Governadoria, às 16h, com a presença de secretários de estado e diretores da empresa.

As obras da unidade multiuso da Dagris para produção de óleos vegetais no município de Luís Eduardo Magalhães serão iniciadas no final de 2006, com capacidade anual para processar 250 mil toneladas de caroço. O grupo também implantará na Bahia uma planta para produção de biodiesel cuja localização será anunciada nos próximos dias. O investimento nos dois projetos é estimado em 40 milhões de euros.

Na semana passada, as informações sobre os projetos foram apresentadas ao secretário da Agricultura, Pedro Barbosa, pelo diretor de Estratégia da Dagris, Patrice Grimald. Pela manhã, Grimald esteve com o presidente da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Joaquim Santana. A estimativa é que, ao final do terceiro ano de funcionamento, a unidade de biodiesel produza 13 milhões de litros/ano.

“Nosso objetivo é cobrir de 10 a 13% da demanda brasileira e, ao final do quinto ano de operação, esperamos assegurar um faturamento de 500 milhões de euros”, afirmou Grimald. Na reunião, o secretário da Agricultura destacou a vocação da Bahia para o biodiesel, como grande produtor de matéria-prima para óleos, como algodão, mamona, soja e girassol.

Segundo Patrice Grimald, o projeto da Dagris na Bahia está ancorado na diversificação no âmbito do biodiesel no Brasil, compreendendo as fases de aquisição de sementes para uma unidade de biodiesel e outra de esmagamento. Prevê-se a utilização de 75 mil toneladas de caroço de oleaginosa oriundos da agricultura familiar. Nesse contexto se insere a EBDA com o suporte na área de desenvolvimento agrícola de oleaginosas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram