JornalCana

Grupo francês assume térmica de biomassa de cana

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão regulador do sistema elétrico, deu sinal verde para a transferência de outorga da Usina Termelétrica (UTE) Rio Pardo para a … 

… Albioma Rio Pardo Termoelétrica Ltda.

A Albioma opera na produção de energia elétrica a partir da biomassa de cana-de-açúcar e, em agosto último, concluiu a compra de 65% de cogeração da companhia sucroenergética Jales Machado.

Leia mais: Jalles Machado faz parceria com a Albioma

Cogeradora troca executivos

Albioma-logo_SignatHD-876x264A transferência agora avalizada pela Aneel é do Consórcio Rio Pardo, integrado pelas empresas Usina Rio Pardo S.A. e Rio Pardo Termoelétrica Ltda., para a empresa Albioma Rio Pardo Termoelétrica Ltda., com sede na Rodovia Presidente Castelo Branco, km 260, fazenda São Pedro, no município de Cerqueira César (SP).

Também localizada em Cerqueira César, a UTE Rio Pardo tem 60 mil quilowatts (kW) de potência instalada. Utiliza biomassa de cana-de-açúcar como matéria-prima para a produção de eletricidade.

Confira parte das explicações do relator do processo, Tiago de Barros Correia, da Aneel:

1 – A exploração da UTE Rio Pardo está autorizada ao Consórcio Rio Pardo desde 18 de março de 2014. 2.

2 – Em 15 de julho de 2015, foi solicitada a transferência dessa outorga para a empresa Albioma Rio Pardo Termoelétrica Ltda., cuja documentação completa foi apresentada em 23 de setembro 2015.

3 – Trata-se da transferência da autorização referente à UTE Rio Pardo, outorgada com 60.000 kW de Potência Instalada, utilizando bagaço de cana como combustível. A energia proveniente dessa usina foi comercializada no Leilão 02/2015, realizado em 27 de abril de 2015.

Negócio com a Jalles Machado

Em dia 4 de agosto de 2015, a Albioma fechou a aquisição de 65% do capital social da empresa Codora Energia, proprietária de uma unidade de cogeração a bagaço com potência instalada de 48 MW, situada no Estado de Goiás, no Brasil.

O grupo Jalles Machado manteve 35% das ações da empresa.

A Codora Energia possui um contrato de venda de energia elétrica de longo prazo, vigente até 2026, para a exportação de 87 GWh anuais por um preço favorável de R$ 203/MWh, indexado à variação da inflação.

Além disso, em conexão com a instalação de uma nova turbina de 20 MW em 2017, a Codora Energia garantiu a venda de longo prazo de 54 GWh anuais, por um período de 20 anos a partir de 2020, ao preço excepcional de R$ 278/MWh, indexado à variação da inflação.

A Albioma supervisiona as operações da planta desde o início da safra 2014/15. O fechamento desta operação deverá se traduzir em uma contribuição positiva para o EBITDA e para o Lucro líquido do Grupo já no ano de 2015

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram