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Grupo Cosan faz suas apostas na marca Da Barra

Revista MasterCana – O açúcar Da Barra começou a ganhar destaque na mídia este ano. Faz parte da estratégia do Grupo Cosan, controlador da Usina Da Barra, de colocar a marca em evidência.

A ofensiva do grupo começou em março deste ano, com o lançamento de cinco categorias de produtos: refresco em pó e gelatina (versão tradicional e light), pudim em pó e mistura para bolo. Além da nova formulação do achocolatado, lançado há dois anos, em um investimento inicial de R$ 12 milhões, o que inclui os novos produtos e as campanhas publicitárias.

A companhia pretende triplicar o faturamento em apenas três anos e aumentar sua participação no setor. Segundo Roberto Flesch, diretor de negócios Da Barra, o mercado de açúcar no varejo é disputado centavo a centavo por se tratar de “um mercado de commodity”. Segundo o executivo, a Da Barra vai brigar por maior participação com produtos de qualidade. A meta é saltar do faturamento de R$ 180 milhões, em 2003, para R$ 260 milhões em 2004. Até 2006, as vendas deverão ser de R$ 500 milhões, segundo a empresa.

Flesch disse que o grupo Cosan chegou a considerar a compra da marca União, antes mesmo de o grupo Nova América entrar na negociação. Mas o grupo preferiu investir na marca Da Barra. Com a decisão, o grupo passou a concentrar os trabalhos no lançamento de novos produtos. Ainda neste ano, novos lançamentos deverão ser feitos, segundo Flesch, sem dar detalhes.

Segunda marca em açúcar no mercado varejista do Brasil, com 28 anos de história, a companhia investiu em novas embalagens, com cores mais vivas, o que chama mais a atenção dos consumidores. No mercado, o grupo negocia os açúcares refinado, cristal, demerara e refinado granulado tipo exportação. O grupo aumentou a equipe de vendas, investiu pesado na distribuição dos produtos para garantir maior agilidade ao atendimento.

O objetivo é de que os produtos Da Barra estejam em 30 mil pontos de venda por meio de redes atacadistas e de seus representantes até o final do ano. A Usina Da Barra, instalada em Barra Bonita (interior de São Paulo), foi adquirida pelo Grupo Cosan em 2002. A aquisição firmou a posição da maior companhia individual de açúcar do Brasil de expandir seus negócios no varejo. Desde janeiro, o grupo Cosan conta com uma refinaria de açúcar em Santa Catarina, a antiga Usati, que pertencia ao grupo Portobello. A estratégia da empresa é avançar sobre o Sul do país. Os negócios de varejo da Cosan ainda estão concentrados no Estado de São Paulo, onde o grupo possui 12 usinas.

Disputa no mercado promete ficar acirrada – A disputa no mercado de varejo de açúcar promete ficar acirrada. Além da ofensiva do Grupo Cosan, com os investimentos pesados na marca Da Barra para avançar neste mercado, novos players prometem entrar para brigar no varejo.

O Grupo J. Pessoa, do empresário José Pessoa de Queiroz Bisneto, deve entrar na disputa por açúcar refinado e cristal no varejo até o final deste ano. Tradicional produtor de álcool no país, o grupo já tem experiência no varejo. A usina Santa Cruz, adquirida pelo grupo em 2002, já possui marca nas prateleiras cariocas, a Cristal Cruz. A nova marca no varejo do grupo J. Pessoa, a Cristal Vida, deverá ser lançada nos próximos meses, disse Queiroz Bisneto.

Atualmente, a marca Cristal Cruz tem presença no Rio de Janeiro, onde a usina está baseada, na região de Campos. “Será mais uma opção de negócio para atuar em nichos regionais”, afirmou o empresário. Pessoa disse que não quer disputar com as marcas principais. Segundo o empresário, a intenção é atuar em nichos pouco explorados. A usina foi adquirida pelo grupo em 2002 e marcou a entrada do Grupo J. Pessoa no varejo. Também com forte presença no interior de São Paulo, a Açúcar Guarani, com usina em Olímpia e Severínia, ambas no Estado de São Paulo, controlada pelo grupo Tereos, tem boa penetração em açúcar refinado e cristal no Estado de São Paulo. No mercado de varejo, o grupo comercializa por mês cerca de 170 mil sacas de 50 quilos de açúcar. O grupo tem forte participação nas vendas de açúcar para indústrias de alimentos e bebidas no país e atua também no mercado externo. O foco do Açúcar Guarani é no açúcar. O mix de produção de cana é de 80% para açúcar e 20% para álcool, explicou Alberto Klumb, diretor administrativo e financeiro do grupo. O grupo acabou de concluir investimentos de R$ 118 milhões na duplicação da capacidade produtiva da unidade Cruz Alta, localizada no município de

Olímpia, no noroeste do Estado de São Paulo. Segundo Philipe Duval, presidente do Grupo Tereos, que controla a Açúcar Guarani, a companhia vai investir para que a marca Guarani ganhe maior participação no varejo. A Guarani é uma marca conhecida no interior do Estado.

Com margens baixas, o setor de açúcar no varejo é um mercado disputado. Ganha mais quem trabalha com os menores custos. A estratégia dos grupos também é de investir em um leque maior de produtos, como tem feito o grupo Cosan, para fixar a marca para os consumidores. (Fonte: Revista MasterCana)

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