JornalCana

Grupo Colombo promove encontro de educação ambiental

Cerca de 100 pessoas, entre alunos e educadores dos municípios de Palmares Paulista, Ariranha e Taquaritinga participaram do “Primeiro Encontro de Jovens e Agentes Ambientais Mirins e de Jovens Multiplicadores da Paz”, em um hotel fazenda de Ibirá. O evento faz parte do Plantando Vidas, projeto de educação ambiental do Grupo Colombo.

Para o coordenador do Departamento de Educação Ambiental do Grupo Colombo, Antenor Xavier da Silva, o balanço das atividades desenvolvidas em 2010 é positivo. “Podemos dizer que alcançamos os nossos objetivos porque é muito difícil trabalhar um tema tão complexo como o meio ambiente e conseguir atrair a atenção e a dedicação dos jovens. De agora em diante, eles estão aptos a desenvolver projetos ambientais em suas comunidades e, no que depender do Grupo Colombo, vamos garantir subsídios para que eles possam tocar adiante estes programas em prol da sustentabilidade ambiental”, diz. O coordenador informou que ainda este mês será realizada a formatura dos alunos do Projeto.

As atividades começaram com atividades de integração e uma palestra da engenheira agrônoma do quadro de educadores ambientais da Apta Polo Centro-Norte, Maria Tereza Abdo sobre a preservação da mata ciliar.

Logo após, os participantes fizeram uma trilha na reserva ecológica da fazenda, onde puderam reconhecer as essências nativas da região. Durante o percurso, também observaram um jequitibá-rei centenário, uma das grandes atrações do local.

Dentro da programação, ainda houve espaço para que os participantes trocassem experiências. “Aqui, estamos reunindo três gerações do Projeto Plantando Vidas. Muitos nem se conhecem, mas trabalham por um ideal comum, que é a sustentabilidade ambiental. Então, temos que incentivar o intercâmbio de informações. Com isso, todos saem ganhando”, disse o coordenador técnico do projeto, William Silva dos Santos.

Um dos pontos altos do encontro foi a oficina pedagógica com materiais recicláveis. Os jovens aprenderam a fazer bolsas, brinquedos e até um aspirador de pó com materiais que antes iam para o lixo, como garrafas pet, jornais e caixas de papelão.

No fim do encontro, os participantes tiveram um momento de descontração e puderam aproveitar as piscinas de água quente do Fazenda Hotel Termas de Ibirá.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram