JornalCana

Grupo americano adquire a Bionorte

O comunicado de aquisição da Bionorte Indústria e Comércio de Biodiesel Ltda., empresa instalada em São Miguel do Araguaia, pelo grupo norte-americano Verde Bio Fuels Inc, foi feito durante reunião realizada hoje de manhã, 21, no gabinete do secretário do Planejamento e Desenvolvimento, Oton Nascimento Júnior, pelos empresários norte-americanos Sam Bel, da Verde Bio Fuels Inc, e Coyt M. Karrinker, da Bio-System Internactional. Também estiveram presentes o secretário da Indústria e Comércio, Luiz Medeiros; o prefeito de São Miguel do Araguaia, Ademir Cardoso; diretores da XES, empresa de Bauru (SP) que pertence à holding; e Wagner Calicchio de Campos, proprietário anterior da Bionorte que agora é sócio minoritário dos norte-americanos.

Além do empreendimento no interior paulista, o grupo tem uma empresa na Índia, a Chena. A intenção é integrar os negócios de bioenergia do Brasil, Índia e Estados Unidos, numa visão global. No caso da Bionorte, a fábrica está montada e pronta para começar a operação. Inicialmente serão utilizados como matéria-prima óleo de algodão e sebo bovino. O município de São Miguel do Araguaia possui hoje o segundo maior rebanho bovino de Goiás.

Crise

Segundo Sam Bell, a crise financeira internacional não afeta os planos da holding. “O mundo ainda necessita da combinação de alimentos e energia, e da criação de empregos”, afirmou. Ele disse acreditar que os planos da companhia sejam parte da solução do problema que gerou a crise.

Para o prefeito de São Miguel do Araguaia, Ademir Cardoso, o projeto da Bionorte representa o início da industrialização do município. Será a segunda planta industrial a entrar em funcionamento, depois do Frigorífico São Miguel do Araguaia. A entrada em operação da Bionorte deverá criar cerca de 60 empregos para trabalhadores de alta especialização, como engenheiros e técnicos. De acordo com o diretor Industrial e de Operações da Bionorte, Flávio Nascimento, parte da produção de biocombustível da indústria será vendida para a Petrobras. Em um segundo momento, a outra parte será destinada ao mercado global.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram