JornalCana

Grupo Adecoagro aposta em acionamentos elétricos

Aumentar eficiência, assim como diminuir os custos, têm sido a tarefa de casa do setor sucroenergético. Seja no campo ou na indústria, o lema é ‘produzir mais com menos’, e para isso, são fundamentais equipamentos e profissionais preparados.

Detentor de três usinas de cana-de-açúcar, o Grupo Adecoagro investiu em acionamentos elétricos a partir de sua segunda unidade. Na primeira, a Monte Alegre, o sistema ainda é acionado a vapor. “No projeto novo, que envolve a Usina Angélica, nossa opção foi instalar todos os acionamentos elétricos, pois com isso conseguimos um ganho de eficiência energética expressivo, além de um melhor controle dos processos”, explica Luiz Fernando Alves, gerente industrial do Grupo, acrescentando que na terceira unidade, de Ivinhema, o sistema também é elétrico.

O representante detalha, também, como os acionamentos podem ser importantes. “Existem alguns ajustes finos que podem ser feitos em rotação de moenda e também em outras aplicações. Mas o principal é trabalhar com algo mais otimizado e ganhar em eficiência. Um gerador de alta potência, por exemplo, tem muito mais eficiência do que turbinas pequenas, e os motores elétricos, nestes acionamentos, dão um ganho de energia expressivo”, finaliza.

caldeira-angelica-2

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram