JornalCana

Gripe do frango gera novos negócios para o Brasil

A gripe do frango que se espalha pela Ásia está provocando um aumento nas consultas comerciais para novas compras de frango e derivados brasileiros no últimos dez dias, segundo o Ministério da Agricultura. A epidemia é causada por um vírus e foi detectada em dez países: Vietnã, Coréia do Sul, Camboja, Japão, Taiwan, Indonésia, Tailândia, Paquistão, China e Laos.

De acordo com o Ministério, Cingapura que importa por mês mais de 100 milhões de ovos, 70% deles da Tailândia entrou em contato com o governo brasileiro para fechar embarques sistemáticos do produto originário do Brasil. OJapão garantiu às autoridades sanitárias brasileiras que estará, no próximo mês, enviando ao Brasil uma missão de técnicos e especialistas para fechar a compra de mais frangos, suínos e também bovinos. Certamente o Brasil poderá suprir uma parte deste mercado criado na Ásia por causa da epidemia, disse Odilson Ribeiro, chefe da divisão de Acordos Internacionais da Secretaria de Defesa Agropecuária, à Agência Brasil.

O governo federal ainda não sabe calcular quanto o país poderá ganhar com a gripe do frango. As estimativas da Associação Brasileira dos Exportadores de Frango (Abef) apontam um incremento neste ano de até 10% no comércio de frangos congelados, in natura e resfriados.

De acordo com o Ministério de Agricultura, desde que os primeiros casos da doença foram confirmados, o Brasil passou a redobrar atenção nas fronteiras e cancelou as compras de aves originárias dos países onde a epidemia foi detectada.

Com informações da Agência Brasil

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram