JornalCana

Grãos recuam de novo em Chicago

Milho e soja voltaram a ter fortes quedas ontem no mercado futuro de Chicago. Mas, dessa vez, foi a soja que despencou depois de um dia de ganhos. O contrato futuro com vencimento em julho encerrou o dia com recuo de 15,25 centavos de dólar a US$ 7,805 por bushel. Já os contratos de milho com o mesmo vencimento tiveram queda de 8,25 centavos de dólar a US$ 3,5825 por bushel.

Vendas especulativas derrubaram a soja, que tinha se recuperado na segunda-feira depois de acompanhar o mercado de milho, que vem sendo pressionado pela previsão de aumento na área nos EUA na safra 2007/08 em função da crescente produção de etanol.

Ouvido pela Dow Jones Newswires, Tim Hannagan, da Alaron Trading, disse que o mercado de soja estava um pouco comprado e, “com outros mercados na defensiva”, os participantes decidiram realizar lucros antes do fim de semana prolongado. Também pressonaram as idéias de que a área de soja pode ser maior do que a prevista devido a recente alta do grão e previsões de clima úmido e frio no Meio-Oeste, o que pode atrasar o plantio de milho.

Na sexta-feira, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) previu um aumento de 15% na área de milho nos EUA, para 36,6 milhões de hectares e um recuo de 11,1% na de soja, para 27,171 milhões de hectares.

O milho também sofreu com a liquidação de especuladores em Chicago, mas os contratos da safra nova recuaram menos, pois há preocupação com os efeitos do clima no milho que será plantado.

Numa análise, o “Financial Times” observa que longe de resolver a questão da demanda de milho para etanol e para alimentos nos EUA, o forte aumento da área de milho pode levar à redução de estoques de soja. Segundo analistas, essa mudança deve ser estrutural no mercado americano, uma vez que o plantio da soja deve permanecer abaixo de 2006/07 no futuro próximo por conta da crescente demanda para o etanol.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram