Usinas

GranBio inaugura espaço no IPT Open Experience

Local, inaugurado hoje, será o Vale do Silício da América Latina

GranBio inaugura espaço no IPT Open Experience

Com o objetivo de fomentar um movimento de inovação único no Brasil, foram iniciadas hoje as operações do  IPT Open Experience, projeto do CITI – Centro Internacional de Tecnologia e Inovação, que tem como foco o desenvolvimento e aplicação de tecnologias, e por meio do qual o Governo do Estado de São Paulo pretende criar um “Vale do Silício” na capital paulista. O novo espaço fica Instituto de Pesquisa e Tecnologia (IPT), na capital paulista.

Parceria inédita entre o setor público e privado, o IPT Open Experience é destinado a companhias de todos os portes e quaisquer setores econômicos que demandem soluções com alta intensidade tecnológica.

LEIA MAIS > O que esperar do mercado de açúcar na 21/22 na opinião da Copersucar

Trata-se de uma oportunidade para as empresas instalarem seus próprios centros de inovação no campus do Instituto de Pesquisa e Tecnologia (IPT), ou participarem de hubs, envolvendo startups, clientes, fornecedores, universidades, centros de pesquisa, investidores, pesquisadores e órgãos de governo no mesmo ambiente.

A GranBio participa do projeto na modalidade Centro de Inovação e conta com sete projetos em parceria com o IPT, que serão desenvolvidos ao longo dos próximos cinco anos. Outras empresas como Siemens e 3M também participam da iniciativa, na modalidade Hub de Inovação. GranBio, Siemens e 3M ancoram este projeto que é uma resposta técnica efetiva a este momento globalmente desafiador.

LEIA MAIS > Se faltar etanol, como fica o mercado de Cbios?

O diretor-presidente do IPT, Jefferson de Oliveira Gomes, explica as duas modalidades para participação empresarial no IPT Open Experience. “A primeira é por meio de um ‘Centro de Inovação’, onde cada parceira poderá criar centro próprio de pesquisa aplicada nas mais diversas áreas. A segunda tem o formato de ‘Hub de Inovação’, ambiente criado para solucionar desafios tecnológicos, desenvolver e incorporar inovação hardtech (tecnologia de alta intensidade) nos negócios das empresas pela interação com startups, pesquisadores, universidades, órgãos de governo e outros atores do ecossistema nacional de ciência, tecnologia e inovação com redução de custos e prazos da inovação aberta”, explica Gomes.

Paulo Nigro, CEO da GranBio

De acordo com Paulo Nigro, CEO da GranBio, a convivência com todo o ecossistema de inovação proposto pelo IPT Open Experience é um grande diferencial, já que permitirá trocas de conhecimento relevantes entre as empresas participantes e também com os centros de pesquisa instalados no local. “Estamos muito motivados em iniciar essa nova etapa da GranBio junto ao IPT. Como uma empresa de biotecnologia que está avançando na transferência de tecnologia para o mundo, fazer parte desta iniciativa permitirá acelerar ainda mais a inovação e expansão dos nossos negócios”, ressalta Nigro.

LEIA MAIS > Qual será a condição financeira das usinas para safra 2021/22?

O IPT Open Experience foi inaugurado nesta quarta-feira (25) pelo governador do Estado de São Paulo, João Dória. Estiveram presentes a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen; o diretor-presidente do IPT, Jefferson de Oliveira Gomes; o CEO da GranBio, Paulo Nigro; o reitor da USP, Vahan Agopyan; e Marco Antonio Zago, presidente da Fapesp; além de representantes da Siemens, Siemens Energy e 3M.

Banner Revistas Mobile