JornalCana

Graça Foster defende aumento da mistura de etanol na gasolina

A presidente da Petrobrás, Maria das Graças Foster, defendeu ontem o aumento da mistura de etanol na gasolina dos atuais 20% para 25%. A medida poderia aliviar as importações do combustível pela estatal.

“Assim que o etanol voltar a ocupar novamente 25%, nós ficaremos muito satisfeitos porque o perfil das nossas novas refinarias é para a produção de diesel, que tem uma demanda no Brasil impressionantemente grande … Então, a melhor solução para a gasolina é o etanol voltando a 25%, aí a gente importa menos gasolina”, afirmou Graça Foster, como prefere ser chamada, durante coletiva de imprensa em evento em São Paulo ontem.

Finanças prejudicadas. O especialista em energia e diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, Adriano Pires, disse à agência de notícias Reuters que um aumento imediato da mistura de etanol na gasolina em cinco pontos porcentuais (de 20% para 25%) permitiria à Petrobrás reduzir pela metade as atuais importações de gasolina.

Se esse aumento da mistura de etanol na gasolina for confirmado, a tendência, segundo especialistas, é de uma grande melhora nas finanças da estatal.

Atualmente, as compras externas de gasolina realizadas pela Petrobrás estão em aproximadamente 80 mil barris diários e poderiam cair para 40 mil barris por dia.

Na avaliação de Adriano Pires, entre 1.º de outubro e 25 de dezembro, tradicionalmente, aumentam o consumo e as importações de gasolina, devido à atividade econômica do País nesse período.

Preços em alta. A estatal importa o combustível por preços maiores do que revende no mercado interno porque o governo, controlador da Petrobrás, não permite o repasse da volatilidade dos preços do petróleo para os combustíveis.

Com o objetivo de aliviar as perdas da estatal, que anunciou prejuízo de R$ 1,3 bilhão no terceiro trimestre – o primeiro em 13 anos -, o governo federal tem dado sinais de que pode tomar ainda este ano uma decisão sobre o aumento da mistura de etanol na gasolina, que poderia entrar em vigor já no ano que vem.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram