Mercado

Governo vai incentivar carro a álcool

A Câmara dos Deputados aprovou esta semana um projeto de lei que irá incentivar a produção de carro a álcool. O projeto passou pela Comissão de Constituição e Justiça e de Redação e agora segue para o Senado Federal. O governo irá conceder uma subvenção econômica à aquisição de veículos automotores movidos a álcool etílico hidratado carburante. A idéia é promover a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa, resultado da combustão da gasolina.

Pela proposta, terão acesso ao benefício empresas de transporte de mercadorias e de passageiros, ou de locação de carros, e órgãos dos governos Federal, Estadual e Municipal.

Para viabilizar o projeto o governo está destinando R$ 25 milhões. O recurso já se encontra na Proposta Orçamentária de 2003. A subvenção será financiada com recursos do Tesouro Nacional e do exterior, inclusive com doações decorrentes de compensações financeiras pela redução de emissões, como determina o Protocolo de Quioto. O benefício pode estender-se por mais dois anos, ou até que se atinjam 100 mil novos veículos movidos a álcool.

Banner Revistas Mobile