JornalCana

Governo vai fiscalizar preço do álcool até o posto

O governo vai monitorar à partir da semana que vem o comportamento dos preços de álcool anidro e hidratado em toda a cadeia de comercialização, afirmou nesta quarta-feira a ministra de Minas e Energia Dilma Rousseff.

A ação atende a um pedido do setor sucroalcooleiro que vem amargando uma forte queda dos preços do álcool e não vê essa mesma redução nos valores praticados nos postos de combustíveis. Levantamento dos produtores indica que há aumento no consumo quando existe uma redução dos preços do álcool.

“A ANP (Agência Nacional do Petróleo) vai centrar a atenção nesta questão utilizando o programa de monitoramento de combustíveis que implantamos no início do ano passado”, afirmou a ministra, em visita à Feicana, feira do setor sucroalcooleiro.

Segundo a ANP, entre a última semana de janeiro ao fim da segunda semana de fevereiro os preços recebidos pelas usinas com a venda de hidratado caíram em média 39%. Enquanto isso, a queda foi de apenas 6% nas bombas.

“O governo está preocupado e tomará providências”, afirmou Dilma. Conforme a ANP o valor do hidratado na bomba de R$ 1,06 por litro deveria estar 23% mais baixo em R$ 0,852 por litro.

No caso do anidro, que é utilizado na mistura com a gasolina, a redução no período na bomba foi de 1% quando deveria chegar a 3$ considerando os preços pagos às usinas.

O governo não pode punir empresas que estejam deixando de repassar toda a queda porque atualmente os preços do álcool podem variar livremente na cadeia de comercialização. Mas se houver indícios de que um agente está absorvendo uma diferença muito grande entre os preços ele terá sua contabilidade checada pelo governo.

“O que vimos no ano passado é que a fiscalização foi suficiente para baixar as margens”, disse Dilma referindo-se ao programa do governo usado em 2003 para acompanhar os preços da gasolina na cadeia.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram