JornalCana

Governo vai atuar para garantir o alcoolduto

O Assessor para Assuntos de Bioenergia do Governo de Goiás, Ruy Brasil Cavalcanti Júnior, afirmou que vão ser desenvolvidas ações para garantir a viabilidade da construção do trecho do alcoolduto entre Senador Canedo e Uberaba (MG). Ontem, o presidente do Consórcio Petrobras Biocombustíveis-Mitsui-Camargo Corrêa (PMCC), Alberto Guimarães, disse durante reunião com empresários do setor sucroalcooleiro em Goiânia que a produção de álcool do Estado não é suficiente para garantir a obra. “Vamos atuar para incentivar a instalação de mais usinas em Goiás e estudar estratégias para agregar novos investidores ao projeto do duto”, disse.

Ruy Brasil confessou que ficou preocupado com a declaração do presidente do Consórcio PMCC, “mas não pessimista”. Ele lembrou que o etanol foi afetado pela crise financeira mundial, por causa da queda na cotação do petróleo e da falta de investidores, já que boa parte dos recursos de fundos de investimentos viraram pó no mercado de ações. “Os preços do álcool e do biodiesel têm de ser competitivos”, ponderou. A situação econômica complica a implantação de novos projetos de usinas, embora ainda existam empreendedores com recursos próprios dispostos a investir, avaliou.

Novos investimentos

Com o objetivo de ampliar a produção de etanol de Goiás, o Assessor para Assuntos de Bionergia pretende se reunir com o Chefe da Assessoria Técnica e de Investimentos da Secretaria da Indústria e Comércio, Sérgio Duarte, para discutir formas de incentivar a instalação de novas usinas sucroalcooleiras em Goiás. Ruy Brasil aguarda ainda o retorno do secretário do Planejamento, Oton Nascimento Júnior, que está em viagem à China, para discutir estratégias de novos investimentos no projeto do alcoolduto. Ele lembra que os produtores podem participar por me io da contratação do serviço de transporte da PMCC ou como produtores e ainda acionistas do projeto.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram