JornalCana

Governo reduz álcool na gasolina e dá financiamento para o produto

Para compensar a menor produção de açúcar em favor do álcool, segundo acordo firmado com o setor canavieiro, o governo vai financiar R$ 500 milhões para a estocagem de álcool.

Estarão disponíveis R$ 500 milhões, oriundos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). A expectativa é que o financiamento tenha juros de 9,5%, como no ano passado, mas com prazo maior: de 18 a 24 meses. O plano, no entanto, só será lançado depois de avaliado o impacto da redução da mistura.

A medida, a ser encaminhada ao Conselho Monetário Nacional (CMN), até o final de abril, é parte de um acordo com o setor, pois a menor produção de açúcar representa perda financeira aos empresários. Os empresários haviam concordado em produzir mais álcool e antecipar a safra para que houvesse a redução da mistura na gasolina de 25% para 20% e, com isso, estivesse garantido o abastecimento. No entanto, queriam também os recursos para a estocagem.

Com a redução do percentual, a expectativa do governo é que até maio haja uma redução de consumo de 100 mil litros/mês. Junto com a antecipação da safra, espera-se uma produção de 12,6 bilhões de litros de álcool para um consumo de 12,1 bilhões.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram