JornalCana

Governo quer implantar usinas de biometano e biogás em todos os estados brasileiros

A Unidade de Demonstração (UDG) de biogás e biometano, na usina de Itaipu, servirá como referência para o Programa Metano Zero

O Governo Federal utilizará a Unidade de Demonstração de biogás e biometano, que está situada na usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), como referência para o Programa Metano Zero.

A iniciativa será lançada ainda esse mês e tem como intuito fomentar a geração de biocombustível por meio do biometano e do biogás através do auxílio financeiro de bancos públicos, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

O valor estimado para a construção de usinas de biogás e biometano é de R$ 3,5 milhões para cada planta com capacidade de 9 toneladas de resíduos orgânicos. O cálculo foi apresentado por Filipe Souza Marques, diretor de Desenvolvimento Tecnológico do CIBiogás.

LEIA MAIS > Usinas do Nordeste querem consolidar biogás e biometano no Brasil

Desde a sua implantação, em 2017, a UDG tratou 550 toneladas de resíduos orgânicos de restaurantes e de materiais de apreensão da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Receita Federal (RF) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Ao todo, foram produzidos 37 mil m³ de biometano usados para abastecimento de 40 veículos da frota de Itaipu. A atividade evitou a emissão de 3,5 toneladas de Gases de Efeito Estufa (GEE).

A iniciativa do Governo Federal de instalar usinas também se alinha com o compromisso assumido pelo país na COP 26, em novembro do último ano, na Escócia, de reduzir em 30% as emissões de gases poluentes.

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram