JornalCana

Governo promove qualificação para o setor sucroalcooleiro

Começou na última segunda-feira (16), em Barra do Bugres, a primeira aula de um amplo programa de qualificação para trabalhadores do setor sucroalcooleiro, que beneficiará, além de Barra do Bugres, os municípios de Tangará da Serra e Jaciara. Mais de R$ 250 mil estão sendo aplicados na qualificação de 200 profissionais do setor nesses municípios. A iniciativa faz parte do Projeto Qualifica Mato Grosso da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs).

Em Barra do Bugres, os cursos destinam-se a trabalhadores desempregados, maiores de 18 anos e selecionados pela Prefeitura. Vinte e três alunos do curso de instrumentista participaram da aula inaugural, na sede da associação da Usina Barrálcool. Os cursos, que ocorrerão durante todo o ano, resultam da parceria entre o Sindálcool, SENAI, Setecs, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego SRTE/MTE e Ministério Público do Trabalho, e objetivam suprir a carência de mão-de-obra qualificada no setor.

“Neste momento de crise instalada no mundo, em que os governantes se mobilizam para adotar iniciativas de superação, a Setecs adota a medida de qualificação e re-qualificação da mão-de-obra, para que os trabalhadores consigam ocupar os postos de trabalho com maior produtividade, contribuindo, assim, para a retomada do crescimento”, afirmou o secretário-adjunto de Assistência Social da Setecs, José Rodrigues Rocha Júnior.

Em Jaciara serão oferecidos cursos de mecânico de manutenção industrial e mecânico de manutenção de diesel; em Barra do Bugres, cursos de operador de mesa alimentadora, operador de moenda, operador de centrífuga, destilador e fermentador; e em Tangará da Serra os cursos de lubrificador automotivo, operador de mesa alimentadora, operador de caldeira, operador de pontes rolantes e instrumentistas.

“Através da qualificação esses profissionais poderão ser contratados pelas usinas para complementar a mão-de-obra existente hoje, que trabalha com jornada extra em função da falta de profissionais capacitados para a função, afirmou o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego, Valdiney Arruda.

Participaram da aula inaugural os secretários-adjuntos da Setecs, José Rodrigues Rocha Júnior (Assistência Social), César Vidotto (Trabalho e Emprego), o superintendente Regional do Trabalho e Emprego – TEM, Valdiney Arruda, o vice-prefeito de Barra do Bugres, Júnior Chaveiro, o presidente da Usina Barrálcool, João Nicolau Petroni, e o coordenador da Unidade de Ensino do SENAI, Mauro Fernandes, entre outras autoridades locais e representantes da sociedade civil.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram